Em Irati fórum debate investimento em novos mercados e produtos para impulsionar erva-mate paranaense

17 de dezembro de 2021 às 08:14

Os produtores paranaenses de erva-mate podem se beneficiar do investimento em produtos diferenciados e da exploração de novos mercados, com apoio de pesquisa, assistência técnica e parcerias entre entidades e poder público.

O assunto esteve em discussão nesta quinta-feira (16) no 10º Fórum Institucional da Cadeia Produtiva da Erva-Mate, no câmpus da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em Irati, no Centro-Sul do Estado.

Organizado pela Unicentro, o 10º Fórum tem parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e a Embrapa Florestas, com o apoio da Invest Paraná e Solidaridad Brasil.

Com a integração entre entidades do setor ervateiro, técnicos, produtores, indústrias e lideranças, o objetivo é estimular a sustentabilidade econômica, ambiental e social a partir da organização da cadeia produtiva, certificação da qualidade do produto e desenvolvimento tecnológico.

Na abertura, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, incentivou que o consumo da erva-mate se expanda para além dos tradicionais chimarrão e tererê.

“Temos tamanho e eficiência na produção agrícola, mas não podemos oferecer mais do mesmo. Nosso desafio é o mercado, gerar inovação, produzir com sustentabilidade e alargar a base de consumidores no mundo”, disse.

O Paraná é o principal produtor de erva-mate do país, com 63% da produção nacional, e a qualidade da erva-mate sombreada produzida no Estado é considerada a melhor do mundo, pois apresenta sabor e aroma diferenciados.

Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, é preciso fazer um esforço de cooperação na cadeia produtiva, ajudando agricultores que mantêm boas práticas no campo a ganhar dinheiro. “Não basta ser o maior produtor ou ter a melhor erva-mate.

Precisamos ter melhor preço, melhor renda, melhor qualidade de vida. O compromisso do Instituto é com a articulação com todos os segmentos”, disse.

Durante o evento, foi lançado o programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) – Erva-Mate, parceria entre a Invest Paraná e IDR-Paraná com apoio de diversas instituições e órgãos estaduais. De acordo com o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzatto, o VRS seleciona produtos paranaenses com potencial para criação de uma marca única.

“A Invest Paraná é uma interlocutora do Governo do Estado, promovendo a intermediação entre os produtores paranaenses e a iniciativa privada”, destacou. A partir do lançamento do programa, os produtores locais terão acesso a uma série de iniciativas e oficinas de capacitação para saber como exportar seus produtos.

INOVAÇÃO E RENDA – Na região Centro-Sul do Paraná, aproximadamente 37 mil famílias se beneficiam da erva-mate, de acordo com o Conselho Gestor da Erva-Mate do Vale do Iguaçu (Cogemate).

As indústrias buscam o desenvolvimento de itens para além do chimarrão e tererê, como nas áreas de cosméticos e alimentos, com foco na geração de emprego e renda. “O propósito desse envolvimento é principalmente a geração de renda na pequena propriedade”, disse o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

O reitor da Unicentro, Fabio Hernandes, destacou que a instituição está de portas abertas para as parcerias que agregam valor à cultura.

POTENCIAL – O coordenador estadual de Produção Florestal do IDR-Paraná, Amauri Ferreira Pinto, destacou que parceria entre diversos setores está ajudando a desenvolver a cadeia produtiva no Estado.

“Quando a cadeia não está equilibrada e harmonizada, com rentabilidade e sustentabilidade para cada um de seus elos, não vai para frente. Começamos a debater nos Fóruns para identificar gargalos e promover boas práticas agrícolas, certificação, mercado e inovação”.

A erva-mate produzida no Paraná somou aproximadamente 638 mil toneladas no último ano – crescimento de 17% com relação a 2019 – e Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de R$ 753 milhões, segundo o  Deral. Os municípios com maior VBP são, respectivamente, Cruz Machado, São Mateus do Sul, Bituruna, Prudentópolis e General Carneiro.

PROGRAMAÇÃO – A programação contou ainda com a participação do gerente regional do IDR-Paraná, Amilcar Marques, e do engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral), Rogério Nogueira, que falou sobre a conjuntura econômica recente da cultura.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Chuviscos
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024