Coral ucraniano Anjo Gabriel de Prudentópolis incentiva as crianças por meio da música

20 de dezembro de 2021 às 15:04

A música é um importante meio de aprendizagem que pode auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Em Prudentópolis, um coral vem possibilitando com que isso aconteça e de maneira especial, por meio da língua ucraniana.

O Coral Anjo Gabriel da Paróquia São Josafat é composto por crianças e adolescentes com idades que vão desde os sete, aos 15 anos. Os cerca de 20 participantes realizam as apresentações em ucraniano sempre que necessário, sendo direcionados pela catequista Justina Chpak, que atua como coralista e diretora no coral desde o início do grupo, em 1999.

Para ela, o coral é uma forma de aproximar os jovens da música e da religião. “Se desde pequenos eles seguem nesse meio, acabam crescendo mais informados sobre o meio religioso, ao mesmo tempo em que aprendem a cantar”, comentou em entrevista ao NOSSA GENTE.

Andriel Prusnai, de 15 anos, compõe o grupo desde os cinco anos e, segundo ele, o coral é um meio que permite a aprendizagem de novas áreas. “A gente aprende coisas novas, como a língua ucraniana e se aprofunda mais na cultura”, explicou.

Contudo, isso não está presente somente na vida de Andriel. Além do jovem, o irmão também faz parte do grupo e os pais participam do coral São Josafat, o coral adulto da paróquia.

A jovem Mayra Alessandra Vencelovicz (9 anos) faz parte do grupo desde os cinco anos. De acordo com ela, a vontade em conhecer mais sobre a música veio a partir do incentivo dos pais. A mãe, Marta Muzeka, que também está inserida na cultura ucraniana e é uma artesã de Pêssankas, contou que a filha sempre ia às missas e que por isso acabou gostando de assistir as apresentações do coral.

“A língua ucraniana é algo a mais que a gente sabe… É uma linguagem para um futuro melhor. Por isso, eu sempre incentivo que ela aprenda coisas novas”, contou a mãe.

Desse modo, o Coral Anjo Gabriel vem proporcionando as crianças da comunidade uma vivência mais próxima da música, aliada ao desenvolvimento da língua ucraniana.

Ensaios e apresentações de Natal

Os encontros dos coralistas ocorrem toda quarta-feira, das 17h às 18h, na escolinha da Paróquia.

Para este Natal, a catequista Justina salientou que os pequenos já estão se preparando. Conforme entrevista, o grupo deve cantar de casa em casa seguindo um roteiro que vai desde o Colégio Santa Olga, até a rua Ozório Guimarães.

(Por Samilli Penteado)

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Parcialmente nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024