Coral ucraniano Anjo Gabriel de Prudentópolis incentiva as crianças por meio da música

20 de dezembro de 2021 às 15:04

A música é um importante meio de aprendizagem que pode auxiliar no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Em Prudentópolis, um coral vem possibilitando com que isso aconteça e de maneira especial, por meio da língua ucraniana.

O Coral Anjo Gabriel da Paróquia São Josafat é composto por crianças e adolescentes com idades que vão desde os sete, aos 15 anos. Os cerca de 20 participantes realizam as apresentações em ucraniano sempre que necessário, sendo direcionados pela catequista Justina Chpak, que atua como coralista e diretora no coral desde o início do grupo, em 1999.

Para ela, o coral é uma forma de aproximar os jovens da música e da religião. “Se desde pequenos eles seguem nesse meio, acabam crescendo mais informados sobre o meio religioso, ao mesmo tempo em que aprendem a cantar”, comentou em entrevista ao NOSSA GENTE.

Andriel Prusnai, de 15 anos, compõe o grupo desde os cinco anos e, segundo ele, o coral é um meio que permite a aprendizagem de novas áreas. “A gente aprende coisas novas, como a língua ucraniana e se aprofunda mais na cultura”, explicou.

Contudo, isso não está presente somente na vida de Andriel. Além do jovem, o irmão também faz parte do grupo e os pais participam do coral São Josafat, o coral adulto da paróquia.

A jovem Mayra Alessandra Vencelovicz (9 anos) faz parte do grupo desde os cinco anos. De acordo com ela, a vontade em conhecer mais sobre a música veio a partir do incentivo dos pais. A mãe, Marta Muzeka, que também está inserida na cultura ucraniana e é uma artesã de Pêssankas, contou que a filha sempre ia às missas e que por isso acabou gostando de assistir as apresentações do coral.

“A língua ucraniana é algo a mais que a gente sabe… É uma linguagem para um futuro melhor. Por isso, eu sempre incentivo que ela aprenda coisas novas”, contou a mãe.

Desse modo, o Coral Anjo Gabriel vem proporcionando as crianças da comunidade uma vivência mais próxima da música, aliada ao desenvolvimento da língua ucraniana.

Ensaios e apresentações de Natal

Os encontros dos coralistas ocorrem toda quarta-feira, das 17h às 18h, na escolinha da Paróquia.

Para este Natal, a catequista Justina salientou que os pequenos já estão se preparando. Conforme entrevista, o grupo deve cantar de casa em casa seguindo um roteiro que vai desde o Colégio Santa Olga, até a rua Ozório Guimarães.

(Por Samilli Penteado)

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • É com pesar que a funerária São João e o plano UNIPAZ, comunicam o falecimento do Sr. Irineu Charnei aos 80 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Maria Zaluski.
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026
  • Paraná ainda tem 35 municípios sob risco de perder verba do Fundeb em 2026