Guarapuava registra 12 casos de gripe do subtipo H3N2

6 de janeiro de 2022 às 15:24

Até o momento, 12 pessoas testaram positivo para o vírus Influenza A do subtipo H3N2 em Guarapuava.  Os sintomas são os mesmos da gripe comum e resfriados como febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. Mesmo com letalidade menor que a Covid-19, o H3N2 tem mais chances de evoluir para casos graves em grupos de risco (crianças, idosos, gestantes e indivíduos com comorbidades).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a baixa procura pela vacina contra a gripe pode facilitar a propagação do vírus. “Em Guarapuava, muitos deixaram de se imunizar contra a gripe em função da Covid-19, apesar da vacina estar disponível para toda a população nas unidades desde o mês de junho do ano passado. Essa é a melhor forma de prevenir, desde que respeitado o intervalo entre as vacinas de anticovid e da influenza. Basta procurar uma UBS.”, explica Chayane Andrade, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A vacinação está aberta para toda a população (acima de 6 meses de idade) em todas as Unidades Básicas de Saúde e é trivalente, ou seja, apresenta cepa de três vírus diferentes (H1N1, H3N2 e a linhagem B/Victoria). Para ser imunizado, basta ir até uma UBS ou no CISGAP levando a carteira de vacinação e um documento com foto.

TRANSMISSÃO

Pelo fato do influenza ser um vírus respiratório, assim como o coronavírus, a gripe, como é chamada popularmente, é facilmente transmitida entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra. A prevenção ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

O período de incubação do vírus H3N2 é de três a cinco dias, quando começa a manifestação dos sintomas. Porém, também é possível que uma pessoa tenha a doença de uma forma assintomática, sem apresentar nenhuma reação.

Durante o período de incubação ou em casos de infecções assintomáticas, o paciente também pode transmitir a doença. O período de transmissão do vírus em crianças é de até 14 dias, enquanto nos adultos é de até sete dias. Mas a doença pode começar a ser transmitida até um dia antes do início do surgimento dos sintomas. O período de maior risco de contágio é quando há sintomas, sobretudo febre.

TESTES

Toda semana são coletadas amostras de síndromes respiratórias graves, com exame do tipo PCR, para formar um painel de quais vírus estão circulando pela cidade. Nessas coletas é identificado o subtipo H3N2. O primeiro caso registrado na cidade foi em dezembro de 2021.

(Matéria: Secom/com revisão).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. Teófilo Okaranski aos 51 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. José Maletz 
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Luiza Santos Freitas
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Dorico de Oliveira Rodrigues o mesmo era conhecido por Jesus aos 56 anos de idade
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr. Darci da Silva Costa aos 72 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sra. Valdomira Chaicoski Kuchla
  • Com rótulos premiados, Festival de Cervejas de Inverno agita o turismo em Guarapuava e região
  • Móveis Pontarollo inaugura sua 42ª loja em Turvo com festa e promoções especiais
  • Prudentópolis participa da 18ª edição da ExpoCatólica realizada em São Paulo
  • Em Prudentópolis Lar dos Idosos e Apasfa faturam o prêmio de R$ 5 mil no Nota Paraná
  • Empresário Bino participa da Mobilização em Defesa do Tabaco, em Brasília
  • Unicentro abre inscrições para solicitação de isenção da taxa do Vestibular 2026