Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Cidades do Sudoeste continuam em alerta no abastecimento de água

13 de janeiro de 2022 às 17:49
A estiagem prolongada tem afetado drasticamente a vazão dos mananciais em alguns municípios no Sudoeste do Estado e as altas temperaturas geram aumento no consumo

As cidades de Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, Salgado Filho, Capanema e Planalto estão em estado de alerta em relação à água. A estiagem prolongada tem afetado drasticamente a vazão dos mananciais em alguns municípios no Sudoeste do Estado e as altas temperaturas geram aumento no consumo.

Nos rios Siemens, Tamanduá, Santa Cruz, Salto do Lontra e Cotegipe, que abastecem essas cidades, a redução da vazão chega, em média, a 60%, colocando em risco o fornecimento de água para a população. Já estão em rodízio Santo Antônio do Sudoeste, Pranchita, abastecidas por poços, e Dois Vizinhos, abastecida pelo Rio Girau Alto e por poços.

Para que não seja necessária a implantação do rodízio, é preciso a cooperação de todos. O alerta da Sanepar é para que a população mantenha o uso racional da água, priorizando a alimentação e a higiene pessoal.

As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e a irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

(Matéria: AENPr/com revisão).