Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Prefeitura de Irati vai visitar propriedades de agricultores que receberam sementes

27 de janeiro de 2022 às 16:19
De acordo com a prefeitura, técnicos vão fazer o acompanhamento do andamento das lavouras

Nos próximos 30 dias, a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, visitará todos os agricultores que receberam as sementes de feijão adquiridas pelo município. Profissionais desta pasta e da Defesa Civil visitarão propriedades para verificar se as sementes foram plantadas e como está a situação das lavouras, para garantir o uso adequado deste material.

Segundo o prefeito Jorge Derbli, não se trata de uma fiscalização, mas sim, de uma visita, na qual, técnicos dos dois órgãos farão o acompanhamento do andamento das lavouras.

Caso o produtor não tenha tempo ou, por outro motivo, não faça o plantio, ele deve procurar a Secretaria de Agricultura, na Avenida Vicente Machado, 455 (antiga sede da Agência do Trabalhador) para devolver as sementes. “Muita gente ficou sem semente. Nós teríamos que comprar, hoje, para repor os 750 alqueires, mais de dois mil sacos de sementes. O recurso que foi gasto era livre do município”, comenta Derbli.

No total, 750 alqueires de lavouras de fumo, milho, soja e feijão foram afetados em todo o município. A Prefeitura solicitou apoio ao Governo Federal para que sejam enviadas entre 500 a 600 cestas básicas para auxiliar os trabalhadores contratados para trabalhar nas lavouras. Já, o Governo do Estado não disponibilizou ajuda por conta da estiagem, que está causando prejuízos aos cofres públicos.

(Matéria: Assessoria/Prefeitura de Irati).