Prudentópolis inicia sinalização da rota do Caminho de São Miguel

9 de fevereiro de 2022 às 15:46

O município de Prudentópolis, famoso por causa das cachoeiras gigantes, da cultura ucraniana e das centenas de igrejas encantadoras, segue o projeto de uma nova Rota de Peregrinação, o Caminho de São Miguel.

Idealizado pelo 1º Ten. PM Walla Schreiner e operacionalizado pela Prefeitura Municipal, o Caminho de São Miguel possui um percurso de 124 km e abrange 20 igrejas, 14 comunidades, 3 paróquias, além de inúmeros atrativos naturais como cachoeiras, mirantes e paisagens.

Conforme a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane G. Boiko Rossetim, o projeto que teve início ainda em 2020, segue agora para a fase final com o objetivo de potencializar o turismo no município. “Trata-se de um projeto que abraça toda a comunidade e traz benefícios para todos os envolvidos. Um projeto de Turismo Inteligente, de turismo que soma e que abre as portas de Prudentópolis para o Brasil.”, comentou a secretária.

De acordo com o idealizador do Caminho de São Miguel, 1º Ten. Walla Schreiner, a proposta da Rota surgiu a partir de uma experiência religiosa que participou em 2019, aqui em Prudentópolis. Com relação a isso, o policial explicou que o projeto representa uma atividade para pessoas que buscam fortalecer a fé, superar limites físicos e psicológicos, ao mesmo tempo em que buscam aventura. “O Caminho de São Miguel é único! É um caminho que engloba cachoeiras gigantes, mirantes e igrejas em uma mesma experiência. Uma oportunidade para exercitar a fé, se aventurar e conhecer uma das cidades mais lindas do Paraná, Prudentópolis.”, completou em entrevista ao Portal Nossa Gente.

Sinalização 

O projeto da Rota de Peregrinação está agora na fase de sinalização.  Ou seja, os marcos (estacas de madeira com tinta amela) estão sendo colocados no trajeto por onde os peregrinos devem passar, quando o Caminho estiver devidamente equipado e preparado para atender os visitantes. Conforme Cristiane, o lançamento oficial da Rota deve ser feito na Linha Piquiri, com data ainda ser divulgada.

Comunidade como membro participante 

Segundo a Secretaria de Turismo, as comunidades que estarão inseridas dentro da rota de peregrinação são as seguintes: Linha Cândido de Abreu, Linha Nova Galícia, Linha Barra Vermelha, Barra Bonita, Barra Bonita 2° secção, Barra Seca, Cachoeirinha, Barra d’Areia, Linha São Sebastião, Linha Paraná, Linha Piquiri, Linha Eduardo Chaves, Linha Esperança e Linha Ivaí Velho.

Os moradores das localidades abrangidas pelo Caminho de São Miguel que quiserem cadastrar a propriedade na Rota devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo. Os locais poderão auxiliar os peregrinos, seja com a hospedagem ou com a alimentação, enquanto impulsionam a economia local.

Mais informações devem ser divulgadas nas próximas semanas pela Secretaria. Contudo, os interessados em aventura aliada ao turismo já podem ir preparando para percorrer um dos trajetos mais atrativos e bonitos que o município de Prudentópolis proporciona.

(Com informações Walla Schreiner e Secr. de Turismo**/ Redação Samilli Penteado).

 

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
13º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados
  • Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril
  • Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa
  • Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos
  • Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos
  • Universidades estaduais do Paraná têm 8.383 vagas disponíveis para novos alunos