Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Prudentópolis inicia sinalização da rota do Caminho de São Miguel

9 de fevereiro de 2022 às 15:46
Segundo a Secretaria de Turismo, 14 comunidades devem ser abrangidas dentro da rota que terá um percusso de mais de 120 km

O município de Prudentópolis, famoso por causa das cachoeiras gigantes, da cultura ucraniana e das centenas de igrejas encantadoras, segue o projeto de uma nova Rota de Peregrinação, o Caminho de São Miguel.

Idealizado pelo 1º Ten. PM Walla Schreiner e operacionalizado pela Prefeitura Municipal, o Caminho de São Miguel possui um percurso de 124 km e abrange 20 igrejas, 14 comunidades, 3 paróquias, além de inúmeros atrativos naturais como cachoeiras, mirantes e paisagens.

Conforme a secretária de Turismo de Prudentópolis, Cristiane G. Boiko Rossetim, o projeto que teve início ainda em 2020, segue agora para a fase final com o objetivo de potencializar o turismo no município. “Trata-se de um projeto que abraça toda a comunidade e traz benefícios para todos os envolvidos. Um projeto de Turismo Inteligente, de turismo que soma e que abre as portas de Prudentópolis para o Brasil.”, comentou a secretária.

De acordo com o idealizador do Caminho de São Miguel, 1º Ten. Walla Schreiner, a proposta da Rota surgiu a partir de uma experiência religiosa que participou em 2019, aqui em Prudentópolis. Com relação a isso, o policial explicou que o projeto representa uma atividade para pessoas que buscam fortalecer a fé, superar limites físicos e psicológicos, ao mesmo tempo em que buscam aventura. “O Caminho de São Miguel é único! É um caminho que engloba cachoeiras gigantes, mirantes e igrejas em uma mesma experiência. Uma oportunidade para exercitar a fé, se aventurar e conhecer uma das cidades mais lindas do Paraná, Prudentópolis.”, completou em entrevista ao Portal Nossa Gente.

Sinalização 

O projeto da Rota de Peregrinação está agora na fase de sinalização.  Ou seja, os marcos (estacas de madeira com tinta amela) estão sendo colocados no trajeto por onde os peregrinos devem passar, quando o Caminho estiver devidamente equipado e preparado para atender os visitantes. Conforme Cristiane, o lançamento oficial da Rota deve ser feito na Linha Piquiri, com data ainda ser divulgada.

Comunidade como membro participante 

Segundo a Secretaria de Turismo, as comunidades que estarão inseridas dentro da rota de peregrinação são as seguintes: Linha Cândido de Abreu, Linha Nova Galícia, Linha Barra Vermelha, Barra Bonita, Barra Bonita 2° secção, Barra Seca, Cachoeirinha, Barra d’Areia, Linha São Sebastião, Linha Paraná, Linha Piquiri, Linha Eduardo Chaves, Linha Esperança e Linha Ivaí Velho.

Os moradores das localidades abrangidas pelo Caminho de São Miguel que quiserem cadastrar a propriedade na Rota devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo. Os locais poderão auxiliar os peregrinos, seja com a hospedagem ou com a alimentação, enquanto impulsionam a economia local.

Mais informações devem ser divulgadas nas próximas semanas pela Secretaria. Contudo, os interessados em aventura aliada ao turismo já podem ir preparando para percorrer um dos trajetos mais atrativos e bonitos que o município de Prudentópolis proporciona.

(Com informações Walla Schreiner e Secr. de Turismo**/ Redação Samilli Penteado).