Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Parceria entre Estado e município facilita emissão de escrituras imobiliárias em Irati

11 de fevereiro de 2022 às 17:32
Serviço é oferecido com menores custos a mutuários da Cohapar que estão com financiamento quitado. Processo pode ser feito online ou via Departamento Municipal de Habitação

Moradores de Irati que residem em imóveis da Cohapar com financiamento quitado têm mais facilidade para emitir a escritura de suas propriedades. Uma parceria entre o órgão estadual e a prefeitura garante que o processo seja realizado diretamente na cidade, na região Centro-Sul do Paraná.

A iniciativa conjunta permite que os titulares dos contratos, compradores ou famílias que residem há mais de cinco anos em casas da Cohapar já quitadas regularizem a situação documental e possam registrar a propriedade em cartório. O serviço é oferecido por R$ 478,36 à vista e pode ser parcelado em quatro ou seis prestações com um pequeno acréscimo de custo.

A adesão pode ser feita pelo site cohapar.pr.gov.br/escritura e, no caso de Irati, também é possível tirar dúvidas ou iniciar os trâmites no Departamento Municipal de Habitação.

O setor funciona na prefeitura, localizada na Rua Coronel Emílio Gomes, 22. O atendimento é prestado de forma presencial ou pelo telefone (42) 3132-6186, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DIFERENCIAL

O chefe do escritório regional da Cohapar, Elmar Vornes, explica que o apoio da administração municipal tem sido um diferencial para o sucesso da iniciativa na cidade. “A prefeitura tem um papel importante nesse elo dos mutuários com a Cohapar. Eles viabilizam a coleta de documentos, auxiliam nas orientações às pessoas para que atendam a documentação exigida”, relata.

“Se o mutuário terminou de pagar o financiamento ele pode procurar o Departamento de Habitação para obter o certificado de quitação. Aqueles que não são os titulares do financiamento, mas que tenham uma procuração ou um contrato de compra e venda também podem regularizar a documentação do imóvel em seu nome e ter o direito de propriedade assegurado”, conclui Vornes.

BALANÇO

Desde o início do programa, a Cohapar entregou 81 escrituras imobiliárias a famílias de Irati de um total de 430 emitidas pelo escritório regional da empresa. O público potencial, no entanto, é de quase mil famílias quando se leva em consideração o volume de imóveis construídos nas últimas décadas na cidade.

Segundo a coordenadora do Departamento de Habitação de Irati, Ana Rute Dalzoto, a medida é resultado do bom relacionamento entre os órgãos estadual e municipal. “O departamento é uma porta de entrada para todos os serviços habitacionais do município. Nós prestamos o primeiro atendimento para que as pessoas não precisem se deslocar até Guarapuava, facilitando o acesso a este serviço da Cohapar, que é tão importante para a população”, afirma.

Em todo o Paraná, o programa já beneficiou 8.155 famílias. Os resultados obtidos e o modelo de trabalho, que reduz custos e burocracia, fez com que a Cohapar recebesse em 2020 o Selo de Mérito, uma premiação nacional que reconhece as melhores práticas do poder público voltadas à habitação de interesse social.

(Matéria: AENPr/com revisão).