Audiência pública sobre concessão da Flona de Irati acontece nesta quarta-feira

22 de fevereiro de 2022 às 14:33

Acontece nesta quarta-feira (23) a audiência pública que vai debater a proposta de edital de concessão florestal da FLONA (Floresta Nacional) de Irati. O evento será virtual, devido à pandemia da Covid-19, e acontecerá das 9h às 12h. Todos os interessados podem participar, através da plataforma Google Meet.

Clique Aqui para Participar

No ano passado, depois de muita luta da deputada Leandre, a Flona de Irati foi qualificada para fazer parte do PPI do Governo Federal, com finalidade de concessão florestal. Assim, é possível fazer o processo de substituição das espécies exóticas, como o Pinnus por exemplo, por formações florestais compostas de espécies nativas, como a Araucária.

O edital de concessão fica em consulta pública até o dia 27 de março. Segundo informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  a licitação está prevista para ocorrer no terceiro trimestre de 2022.

Estas são as primeiras concessões florestais da Região Sul do Brasil.  Os estudos técnicos e econômicos foram conduzidos por consultorias especializadas contratadas e lideradas pelo BNDES.

Desenvolvimento da Amcespar

No dia 27 de janeiro, a deputada Leandre participou de uma reunião no Serviço Florestal Brasileiro, em Brasília, para debater possibilidades de reverter a exploração da floresta em benefícios econômicos e sociais e desenvolvimento econômico para a região da Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar).

“Por isso, convocamos a população regional para participar dessa audiência pública. É importante que o manejo das espécies que não são nativas da região, e que inclusive oferecem risco de incêndio na Flona, possa ser convertido em desenvolvimento regional, gerando emprego e renda para a região de Irati e dos municípios da Amcespar”, pontuou a deputada.

O projeto

O projeto de concessão das Flonas do Sul faz parte de uma parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do SFB, e o BNDES para a prática do manejo florestal e silvicultura de espécies nativas para exploração de produtos madeireiros, não madeireiros e serviços nas três Florestas Nacionais.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Tempo limpo
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet