Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Comunidade ucraniana brasileira apela para condenação da agressão contra Ucrânia

24 de fevereiro de 2022 às 14:01
De acordo com presidente da RCBU, a agressão russa à Nação ucraniana não é uma agressão somente ao povo ucraniano, ela atinge os fundamentos da Carta das Nações Unidas
O presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira (RCBU), Vitório Sorotiuk, publicou no fim da manhã desta quinta-feira (24), uma nota sobre a importância da condenação da agressão da Rússia contra a Ucrânia pelo povo brasileiro.
O texto foi retirado das redes sociais do representante. Confira na íntegra:
“Povo brasileiro, a comunidade ucraniana brasileira, composta por aproximadamente 600.000 descendentes de ucranianos, vem condenar a cruel agressão russa a Ucrânia e chamar todos o povo brasileiro a dar o apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia e a ajuda humanitária.
A agressão russa à Nação ucraniana não é uma agressão somente ao povo ucraniano, ela atinge os fundamentos da Carta das Nações Unidas que é a busca da paz e da não agressão, da convivência pacífica dos povos e a solução pacífica dos conflitos. A agressão militar russa a Ucrânia atinge toda a humanidade.
A agressão é militar, politica e cultural. Forças militares atacam a Ucrânia em seu todo o seu território, politicamente busca negar a existência do próprio estado nação ucraniano e culturalmente é a negação de nossa língua, religiosidade, tradições e modo de ser. A agressão russa é a agressão ao sistema democrático da Ucrânia.
Chamamos desde já a todos a realizarem manifestações contra a agressão militar russa a Ucrânia. Chamamos a toda a nossa comunidade ucraniana brasileira a reunir-se nas igrejas no domingo dia 27 e na quarta feira dia 2 de março.
Chamamos todo o povo brasileira à solidariedade e apoio ao povo ucraniano.”, finalizou Vitório Sorotiuk.
(Texto: Vitório Sorotiuk – Presidente da Representação Central Ucraniano-Brasileira).