Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Prefeitura de Prudentópolis emite Nota sobre Ajuda Humanitária à Ucrânia

4 de março de 2022 às 15:50
Conforme a prefeitura, o município de Prudentópolis integra uma Comissão Nacional de Ajuda Humanitária e de Acolhimento a refugiados - “Humanitas Brasil Ucrânia"

A prefeitura de Prudentópolis publicou na tarde desta sexta-feira (4) uma Nota sobre a ajuda humanitária à Ucrânia. De acordo com o documento, a Gestão Municipal pede que a população tenha previna e estabelecer cuidados para evitar a ação de golpistas e oportunistas. Confira a seguir a nota na íntegra:

Nota oficial do Município de Prudentópolis acerca da AJUDA HUMANITÁRIA À UCRÂNIA.

“A Gestão Municipal vem através deste, informar ao público sobre a participação do município na questão da ajuda Humanitária aos refugiados da Guerra deflagrada da Rússia na Ucrânia.

Na data de ontem, dia 03 de março foi lançado oficialmente o programa a partir da publicação da Portaria Interministerial n° 28 de 03 de março de 2022 (Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério das Relações Exteriores) que trata da concessão de visto temporário e de autorização de residência para fins
de acolhida humanitária aos nacionais ucranianos e apátridas que tenham sido afetados, ou deslocados pela situação de conflito armado na Ucrânia.

O Município de Prudentópolis integra uma Comissão Nacional de Ajuda Humanitária e de Acolhimento a refugiados – “Humanitas Brasil Ucrania”.

Sendo assim, todas as ações do grupo serão focadas no atendimento dos refugiados, tais como realização de cadastro e acolhimento.

Desta forma, alertamos as famílias prudentopolitanas que reservem o máximo cuidado a qualquer espécie de pedido de colaboração em razão dos efeitos da guerra, seja no sentido de doações financeiras, seja no sentido de procura por famílias para acolher.

É necessário prevenir e estabelecer cuidados para evitar a ação de golpistas e oportunistas. A proximidade da população de Prudentópolis com o povo ucraniano e a sensível repercussão emocional da guerra em nossa cidade pode ser objeto de exploração por
criminosos. Assim, ressaltamos que o único caminho de doações e de busca de informações ou de qualquer espécie de ajuda à situação dos ucranianos atingidos pela guerra, integrado pelo Município de Prudentópolis, e considerado oficial e seguro, é por meio da Comissão Nacional de Ajuda Humanitária e de Acolhimento a refugiados – “Humanitas Brasil Ucrania”; e de seus canais de doação e comunicação.

A Prefeitura Municipal de Prudentopolis disponibilizará um cadastro elaborado oficialmente pela comissão para pessoas e empresas que queiram oferecer algum tipo de ajuda relacionada ao acolhimento de refugiados.
Famílias e empresas cadastrados terão sigilo total de seus dados.
Junte-se a essa nobre causa.”