Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Universidade Aberta a Terceira Idade da Unicentro em Irati inicia ações no dia 8

4 de março de 2022 às 16:30
Iniciativa tem como objetivo incentivar os cuidados com a saúde e a longevidade, além de promover a interação entre idosos, por meio da participação em atividades pedagógicas e lúdicas em geral

A Universidade Aberta para a Terceira Idade (Uati), do Campus Irati da Unicentro, está com inscrições abertas para a turma 2022. A iniciativa tem como objetivo incentivar os cuidados com a saúde e a longevidade, além de promover a interação entre idosos, por meio da participação em atividades pedagógicas e lúdicas em geral, ministradas no ambiente universitário.

O agente universitário Paulo Tomalchelski, coordenador da Uati, explica como as pessoas interessadas em participar devem fazer a matrícula. “Podem se inscrever interessados e interessadas com idade em torno de 55 anos, através do e-mail [email protected] ou pessoalmente na Uati, solicitando o formulário de inscrição. A contribuição mensal do participante é de R$ 30”, afirma.

Em caso de dúvidas sobre a inscrição, o interessado pode procurar a secretaria da Universidade Aberta para a Terceira Idade, que funciona no Prédio Principal do Campus Irati, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, ou entrar em contato pelo telefone (42) 3421-3070.

Em 2022, segundo o coordenador da ação extensionista, a Uati conta com diversas atividades concentradas nas tardes de terça e quinta-feira. “A programação para este retorno presencial terá Literatura, Atividade Física, Pilates, Ludicidade na Educação do Idoso, Cinema, Teatro, Oficina Ecoambiental, Circo e Atividades Expressivas, entre outras”, lista Paulo.

Além das ações no Campus Irati, a equipe da Uati vai proporcionar treinos de vôlei no Ginásio Municipal Agostinho Zarpellon Júnior, nas quartas e sextas, às 9h.

Para recepcionar os participantes da Uati, haverá uma aula inaugural, agendada em uma data especial para a maioria dos participantes, que são mulheres. “A aula inaugural acontece no dia 8 de março. Teremos atrações musicais, daremos as boas-vindas aos uatianos e teremos uma confraternização alusiva ao Dia Internacional da Mulher”, complementa.

Os participantes da Uati têm, ainda, o transporte até a Unicentro garantido, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação de Irati, que disponibiliza ônibus com trajeto exclusivo para os idosos, passando em diversos pontos da cidade.

(Matéria: AENPr/com revisão).