Unicentro recebe nova carga de bebidas apreendidas para produção de álcool em gel

11 de março de 2022 às 18:08

Há quase 15 anos, o descarte de boa parte das bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal deixou de ser um problema logístico e ambiental. Isso porque a Unicentro, por meio da Agência de Inovação Tecnológica (Novatec), localizada no campus Cedeteg, oferece uma solução ecológica e eficaz. Desde 2008, a Novatec utiliza bebidas como vinho, cerveja e vodka como matéria-prima para a produção de álcool glicerinado e em gel.

Nesta semana o projeto recebeu um novo carregamento de bebidas apreendidas. A entrega foi acompanhada por representantes da Comissão de Destruição de Mercadorias Apreendidas da Receita Federal.

Para o chefe do Serviço de Gestão Corporativa, Osvaldo Toshio Yamashita, a parceria com a Unicentro é completa, de ponta a ponta. “Para nós, é um programa completo, porque a gente tira um produto que estava sendo objeto de ilícito e, aí, transformando essas bebidas em álcool em gel. Nós sabemos que ele acaba sendo útil não só para a universidade, mas para várias entidades públicas e para o próprio benefício da Receita Federal. Então, é um programa completo e é um dos mais que a gente tem procurado dar dedicação e apoio”, disse.

Todo o trabalho é centralizado pela Agência de Inovação da Unicentro e coordenado pelo professor Maico Taras da Cunha. “Nós recebemos com frequência cargas da Receita Federal, que vem armazenada em contêineres, sempre são cargas de 22 mil litros de bebidas. Esses 22 mil litros são submetidos a um processo de tratamento químico. Na sequência, a gente faz um processamento para realizar a extração da fase alcoólica dessas bebidas e esse produto final, esse álcool, vai ser destinado para álcool de limpeza ou para álcool glicerinado ou para álcool 70 em gel”, afirmou.

A visita também contou com a presença de Luiz Claudio Garé, representando a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que é parceira da Receita Federal no transporte das cargas para a universidade. Ele elogiou a destinação social e ecológica das bebidas apreendidas.

“Esse é um projeto de uma relevância muito grande para a Abrabe, principalmente pelo fato de que a gente está transformando algo ilegal, que são bebidas fruto de contrabando e descaminho, em um benefício social, que é a transformação do álcool gel, feito pela universidade, para a doação aos órgãos públicos. É um projeto de uma relevância incrível e é muito importante para a Abrabe continuar apoiando essa iniciativa”, afirmou.

O álcool produzido, desde o início do projeto, foi utilizado para a higienização dos campi da universidade e doado para órgãos públicos. Com o advento da pandemia de Covid-19, a demanda aumentou e o projeto se mostrou capaz de atender as expectativas da sociedade em um momento tão difícil.

“Nós tivemos, no auge da pandemia, um aumento de 300% na necessidade de produção do álcool 70. Então, nós atendemos toda a comunidade universitária, as escolas municipais, escolas estaduais, outros órgãos como Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, bombeiros, Defesa Civil e alguns hospitais da região, além de algumas solicitações de municípios vizinhos”, arrematou Maico.

(Matéria: AENPr/com revisão).

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Chuviscos
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024