Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Unicentro aplica Vestibular para mais de 5 mil pessoas

14 de março de 2022 às 16:36
A Unicentro oferta 1.254 vagas, distribuídas em 40 cursos lotados em três campi universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e também nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis

A Unicentro abriu as portas neste domingo (13) para receber os candidatos do Vestibular 2022. No total, a prova foi aplicada a 5.017 vestibulandos. Nesta edição, houve alteração no número de cidades que receberam os candidatos ao concurso. Além de Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga, Laranjeiras do Sul e Prudentópolis, a prova também foi aplicada em Londrina e Cascavel.

A inclusão desses dois novos locais se deu porque, pela primeira vez, a universidade realizou o processo seletivo com as provas concentradas em um único dia, com ampliação do tempo de permanência dos candidatos em sala.

“A alteração de dois dias para um aconteceu porque muitos vestibulandos tinham dificuldade em participar do segundo dia de prova porque sempre ocorria em um dia útil. Realizados alguns estudos, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão chegou à conclusão de que seria importante dar essa oportunidade a pessoas que não poderiam fazer o vestibular caso as provas ocorressem em dois dias”, explica o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

“Nós estendemos um pouco o horário – de quatro para cinco horas. Também mudamos o formato do vestibular, em função de ser apenas em um dia, modificamos o número de questões por disciplina. No total, temos 60 questões agora, mais a redação”, acrescenta a coordenadora de processos seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores.

A Unicentro oferta 1.254 vagas, distribuídas em 40 cursos lotados em três campi universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e também nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis. Os cursos que tiveram mais procura nesta edição foram Administração-noite, em Guarapuava; Medicina, também em Guarapuava; e Psicologia, em Irati. Dos inscritos para o Vestibular 2022, 45,63% têm entre 18 e 20 anos; 68,02% do público é feminino; e 85,60% reside no Paraná.

PROTOCOLO

Todos os locais de prova seguiram um protocolo de biossegurança, com o objetivo reduzir os riscos de disseminação da Covid-19 durante o processo seletivo. As medidas incluíram o uso de máscara, cobrindo o nariz e a boca, durante toda a permanência dos candidatos nos locais de prova, além da orientação para manter as mãos higienizadas com o uso de álcool 70%. As salas também foram organizadas para ter o distanciamento de, pelo menos, um metro entre os estudantes.

A adoção dos protocolos garantiu que o todo o processo ocorresse conforme o esperado. A divulgação do resultado será a partir do dia 20 de abril. Já os gabaritos serão divulgados nesta segunda-feira (14) e podem ser conferidos no site do vestibular.

(Matéria: AENPr/com revisão).