Grupo de Trabalho do Turismo Religioso elege coordenadores e alinha ações para 2022

15 de março de 2022 às 09:02

Representantes do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso se reuniram nesta segunda-feira (14) para a eleição dos coordenadores do colegiado e das câmaras temáticas para o biênio 2022-2023.

O encontro foi de forma híbrida, com a participação de pessoas de diversas cidades paranaenses que têm no segmento a oportunidade não apenas de renovar a fé, como também de incentivar o turismo e a economia regionais.

O grupo de trabalho foi instituído em 2020 para promover estudos e fomentar os roteiros religiosos no Paraná, criando uma política de incentivo ao segmento, que é o terceiro que mais recebe visitantes no Estado. São 299 atrativos religiosos mapeados pelo grupo de trabalho, que envolvem roteiros das quatro matrizes de tradições religiosas: Oriental, Indígena, Africana e Ocidental.

A maior parte dos membros do colegiado, que conta com representantes do Governo do Estado, de entidades turísticas e religiosas, foi reconduzida aos cargos de coordenação. Eliseu Rocha, representante da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), se mantém como coordenador-geral do grupo de trabalho.

Nas coordenações das câmaras de Planejamento; de Capacitação; Estruturação de Destinos; e de Produtos e Roteiros foram escolhidos, respectivamente: Alessandra de Paula Xavier (Paraná Turismo); Giovanni Bagatini (Fecomércio), Wellington Bergamaschi (Atunorpi), e Pedro Kempe (Abav), com suplência de Francisco Izidoro (secretário municipal de Administração e Turismo de Lunardelli, Vale do Ivaí).

O coordenador-geral explica que o Grupo de Trabalho está se consolidando com a ampliação das rotas e atrativos religiosos no Paraná. “Quando o grupo foi criado, tínhamos apenas uma rota, e agora chegamos a todo o Estado e com vários roteiros que se apresentam dentro do modelo que discutimos no grupo”, disse Rocha.

“Nosso desafio é unir todo o Paraná em torno do mesmo propósito, para que os municípios que já têm um atrativo consolidado possam compartilhar a experiência, o progresso e tudo aquilo que deu certo com aqueles que estão iniciando”, afirmou o representante da Sejuf.

ATRATIVOS – Entre os atrativos do turismo religioso paranaense estão templos, santuários, mesquitas, igrejas e roteiros que reúnem diversos locais de devoção, além dos festejos e celebrações que fazem parte do calendário turístico estadual e recebem milhares de romeiros todos os anos.

Um exemplo é a Rota do Rosário, um percurso de mais de 600 quilômetros que abrange 17 municípios dos Campos Gerais e do Norte Pioneiro, passando por 16 santuários, além de igrejas, capelas e patrimônios culturais, históricos e arquitetônicos das duas regiões.

Também se destacam a Rota da Medalha Milagrosa, entre Irati e Prudentópolis, e o recém-criado Caminho das Santas Chagas, no Vale do Ivaí.

Integrante da Rota do Rosário, o santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes, recebe milhares de peregrinos todos os meses. O número de fiéis aumenta muito em setembro, quando cerca de 30 mil pessoas participam das comemorações religiosas, o que influencia no turismo das cidades do entorno, como Itambaracá e Cambará.

“O incentivo ao turismo religioso tem um impacto muito grande nos municípios, principalmente nos menores, que têm necessidade de ampliar a geração de empregos e fazer com que as pessoas não se mudem para outros locais”, ressaltou a prefeita de Itambaracá, Mônica Zambon.

“Somos vizinhos de Bandeirantes, ficamos ao lado do santuário, e recebemos peregrinos vindos de São Paulo. Iniciativas que fomentam esses roteiros e facilitam a recepção dos turistas são muito importantes para o nosso crescimento”.

Além das denominações cristãs, também há atrativos e festejos de outras religiões. Em Foz do Iguaçu (Oeste), por exemplo, é possível conciliar os roteiros turísticos com uma visita à Mesquita Omar Ibn Al-Khattab, que recebe turistas com horários agendados, ou ao Templo Budista Chen Tien.

ENTIDADES – Coordenado pela Paraná Turismo, o GT do Turismo Religioso conta com a participação das secretarias de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo; da Justiça, Família e Trabalho; da Comunicação Social e da Cultura; da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR); Instância de Governadoria Regional; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil; Associação Inter-religiosa de Educação (Assintec); Associação Brasileira de Agências de Viagem; e de representantes de rotas turísticas e municípios com atrativos religiosos.

Prudentópolis
16º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
15º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024