Mais de 13 mil iratienses não tomaram a 3ª dose da vacina contra Covid-19

18 de março de 2022 às 14:52

Mais de 13 mil iratienses ainda não completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, 13.101 pessoas com 18 anos ou mais estão com a dose de reforço em atraso, o que representa 34,35% do público-alvo.

Já, o número de pessoas com 12 anos ou mais que ainda não tomaram a segunda dose é de 3.243, que corresponde a 6,55% do público desta faixa etária. Entre os adultos, 91,44% foram imunizados com a segunda dose. Entre os adolescentes de 12 a 17 anos, este percentual chega a 81,65%. Até agora, 3.603 crianças, de cinco a 11 anos (62,45%), 97,59% dos adolescentes, entre 12 e 17 anos, e 96,86% da população adulta receberam a primeira dose.

“Nós precisamos que a população compreenda que, enquanto houver pessoas suscetíveis, que são aquelas que não completaram o esquema de vacinação, o vírus continua circulando, contaminando mais pessoas e, até mesmo, tirando do nosso convívio alguém que amamos e que, porventura, esteja mais vulnerável e fragilizado neste momento, e não é isso que queremos. Nós queremos, sim, que esta pandemia acabe de uma vez por todas, e para isto, cada um precisa fazer a sua parte”, destaca a enfermeira-chefe do setor de epidemiologia, Denise Homiak Fernandes, que faz um apelo à população para completar o esquema de vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, dos 14 óbitos que ocorreram do início do ano até hoje (17/03), três não receberam nenhuma dose, três receberam apenas a primeira e a segunda dose e oito pessoas receberam as três doses, porém possuíam comorbidades graves e/ou idade avançada.

Doses em todas as salas de vacinação

Com as constantes atualizações para facilitar e otimizar a aplicação de doses, o município passou a oferecer a vacina contra a Covid-19 em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacinação. O cronograma completo está disponível no site da Prefeitura de Irati em www.irati.pr.gov.br/paginas-centralizadas/21_8_Cronograma-de-Vacinacao.html.

Unidade de Testagem no Parque Aquático

A Unidade Sentinela de atendimento à Covid-19 em Irati, localizada no pavilhão do Parque Aquático, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Desta forma, na ocorrência de sintomas gripais moderados ou graves nos finais de semana, deve-se dirigir à UPA, na Vila São João.

Boletim de casos

Desde o início da pandemia, o município de Irati registra 11.416 casos descartados, 16.036 iratienses recuperados e 16.290 é o número total de confirmados. Nesta quinta-feira (17), há sete pessoas em investigação, 45 casos ativos, sendo que duas pessoas estão internadas e 43 seguem no isolamento domiciliar. Infelizmente, a cidade tem 206 óbitos. Todos estes dados estão disponíveis, em tempo real, no link www.ecovid19.irati.pr.gov.br:8022/ecovid19/boletim/boletim.php.

Uso facultativo de máscaras

Desde o dia 11 de março, foi liberado o uso facultativo de máscaras, tanto para ambientes fechados quando abertos. A medida foi tomada pelo município, junto ao Centro de Operações Especiais e de Fiscalização da Covid-19 em Irati (COEF). “Estamos flexibilizando as medidas de cuidados neste momento. Porém, se tivermos aumento de casos, a partir de então, poderemos voltar com o uso obrigatório de máscaras. Lembramos que está mantida a disponibilidade de álcool em gel 70% na entrada dos estabelecimentos, nos caixas e demais setores, inclusive nos banheiros destes locais”, explica a secretária de Saúde, Jussara Kublinski Hassen, destacando ainda que todas as medidas são realizadas sob acompanhamento e avaliação do cenário da pandemia na cidade.

(Matéria: Prefeitura de Irati/com revisão).
Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Tempo limpo
Guarapuava
15º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
20º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias