Foco de raiva é confirmado em bovino, no Rio dos Patos

21 de março de 2022 às 17:52

Um foco de raiva foi diagnosticado em um bovino na sexta-feira (18) na localidade do Rio dos Patos, em Prudentópolis. A informação foi divulgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, na manhã desta segunda-feira (21). Este é o segundo foco da doença registrado no município deste o início do ano.

A raiva é uma doença transmitida por morcego hematófago. Por isso, conforme a fiscal de Defesa Animal da Adapar, Márcia Mendes, quando o animal não está com as doses das vacinas em dia fica mais suscetível a pegar a doença quando atacado pelo morcego.

O foco foi registrado no Rio dos Patos, mas é importante que a população também fique atenta nos 12 km a partir do local onde o animal foi diagnosticado, já que a região também se torna um perifoco da doença.

Segundo Márcia, os produtores rurais devem fazer a  vacina anualmente em todos os animais domésticos, sendo aplicados 2 ml em cada animal. Depois de 20 a 30 dias o reforço da vacina deve ser feito.  “A partir do momento em que o animal inicia com os sintomas clínicos, sempre leva a morte. Por isso, é importante que seja feita a prevenção dessa doença, que é a vacina e o reforço”, explicou a Fiscal.

A coleta para o diagnóstico da raiva não tem custo para o produtor, mas comprovação da doença só pode ser feita após o animal entrar em óbito. Dessa forma, quando o produtor estiver com algum animal apresentando suspeita da raiva, com sintoma nervoso, pernas mais fracas ou atitude diferente, deve avisar a Adapar.

“Às vezes pode ser alguma outra doença, como um amarelão, mesmo assim o produtor deve sempre tomar cuidado para não colocar a mão na boca, para evitar o contato direto com esse animal. E se acontecer de ter que medicá-lo, usar sempre luva, lavar bem as mãos com água e sabão”, salientou a fiscal de defesa animal da Adapar.

Em entrevista a Rádio Esperança, Márcia também comentou que caso algum morador aviste o local onde estejam os morcegos que podem estar transmitindo o vírus aos animais, ele deve acionar a Adapar para a fiscalização do ambiente.

(Matéria: Samilli Penteado/jornalista).

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
22º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde