Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Secretaria de Agricultura de Guamiranga incentiva e apoia as Agroindústrias do município

21 de março de 2022 às 09:07
Em relação ao trabalho com a agroindustrialização de alimentos, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Guamiranga oferece todo suporte ao  produtor, desde assistência técnica, capacitações, visitas e viagens técnicas.

A Agroindústria Familiar de Andréia Batista foi inaugurada no mês de março deste ano, resultado de muito empenho e dedicação desta família.

Em relação ao trabalho com a agroindustrialização de alimentos, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Guamiranga oferece todo suporte ao  produtor, desde assistência técnica, capacitações, visitas e viagens técnicas, portanto, vale ressaltar sobre o trabalho interdisciplinar como Extensionistas que a equipe da Secretaria através da Gestora Cristiane Tabarro Borgo e de sua equipe: Técnica em Agroecologia (Fabiane Klem, Técnico em Agropecuária (Yan Bruno Korchak), Estagiária em Engenharia Ambiental (Kauanne Mikos).

Para tal intento, contamos com o apoio da Vigilância Sanitária de Guamiranga (Fernando Bail), do IDR-Paraná (Rita Kusma), Engenharia Civil da Prefeitura – Responsável pela elaboração de todos layouts das agroindústrias seja as de produtos de origem vegetal, panificados, assim como, produtos de origem animal (Suelen Maia) e também, do Médico Veterinário, responsável pelo SIM – Serviço de Inspeção Municipal para produtos de origem animal.

Em 03 (três) meses a Agroindústria Familiar – Produtos Efraim saiu do papel. Hoje o carro chefe da Agroindústria são produtos para fornecer aos Programas Institucionais como o PNAE Municipal e Estadual, COMPRA DIRETA e CONAB (panificados, bolos, bolachas, geléias de morango, molho de tomate e temperos), vale ressaltar que, a matéria prima para os temperos, geléias e molho de tomate são produzidos na propriedade, propriedade esta que, será acompanhada também pelo Programa Paraná + Orgânico, onde entrará no processo de certificação orgânica de seus produtos.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente junto com seus parceiros está em processo de acompanhamento dos seguintes empreendimentos no que condiz à agroindústria: 01 agroindústria de chocolates e bolachas artesanais; 03 agroindústrias de panificados/massas em geral; 01 abatedouro de aves; 01 agroindústria de salame; 01 agroindústria de embutidos e também assessoria em 05 propriedades para a produção de ovos coloniais.

Através de nossas parcerias, do trabalho em equipe, através de diferentes olhares e percepções o trabalho em rede ganha mais força e os resultados são atingidos de maneira mais incisiva.