Em um ano, Farmácia Escola da Unicentro fez mais de 1,2 mil atendimentos gratuitos

29 de março de 2022 às 16:04

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) comemora em 2022 uma década de atuação com suporte à formação de futuros profissionais e atendimento gratuito à comunidade de Guarapuava, onde está a sede da instituição. Um dos serviços ofertados pela Farmesc é a dispensação de medicamentos. Desde 2013, a população pode retirar, diretamente na Farmácia Escola, que fica no Campus Cedeteg, remédios, por exemplo, para hipertensão, diabetes e colesterol alto.

Em 2021, a Farmesc registrou 1.236 atendimentos que resultaram na entrega de quase 180 mil doses de medicamentos para a população de Guarapuava. Isso significa mais de 800 doses por dia. “Tivemos atendimento a 37 bairros da cidade no ano passado. Praticamente Guarapuava inteira. Temos também pacientes que vêm da colônia Entre Rios, que é bem distante”, explica o diretor da Farmesc, professor Paulo Renato de Oliveira.

A Farmácia Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além do serviço de dispensação de medicamentos, o usuário pode aferir a pressão arterial, fazer o teste da glicemia e receber orientações sobre o uso correto de medicamentos – tudo de forma gratuita.

Segundo o diretor, há alguns medicamentos que só estão disponíveis na Farmácia Escola da Unicentro e na Farmácia Central da Prefeitura de Guarapuava, como os controlados – tanto tarja vermelha quanto tarja preta. “Como temos farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento da Farmácia Escola, a gente tem a possibilidade de dispensar esses medicamentos para a população também. Eles não estão disponíveis nos postos, então acaba sendo melhor para o paciente, que pode tirar dúvidas sobre a utilização desses remédios conosco”, diz Oliveira.

SEM RESTRIÇÃO

O atendimento não tem restrição de idade, englobando de recém-nascidos a idosos. No ano passado, 42% dos pacientes atendidos tinham entre 60 a 74 anos e os com idade de 45 a 59 anos representaram 25% dos usuários. Entre os atendidos, 28% são polimedicados, ou seja, tomam cinco ou mais medicamentos por dia.

Já entre as medicações com maior dispensação estão os hipertensivos (63% da procura), os antidepressivos (28%), os de controle do colesterol (com 20%) e os para diabetes (8%). “É um público um pouco mais adulto, um pouco mais idoso, pela característica dos medicamentos que são fornecidos”, reforça Paulo Renato.

Para ele, os números refletem a importância da Farmácia Escola que, para funcionar, conta com a parceria de outros órgãos públicos – como as secretarias municipal e estadual de Saúde.

FORMAÇÃO

Outro ponto destacado por ele é o papel da unidade na formação dos futuros profissionais da área de Farmácia. “É uma associação em que todo mundo ganha. A prefeitura ganha mais um local de atendimento à população, trata da saúde dos seus cidadãos de uma maneira melhor, não tem custo envolvido nesse processo. Os alunos ganham com o conhecimento do dia a dia, do atendimento a esses pacientes”, afirma.

A importância da participação de alunos e professores em todo o processo de atendimento à população e dispensação de medicamentos também é ressaltada pelo diretor do Campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara. “Nossa Farmácia Laboratório Escola, que auxilia o município nesta dispensação de medicamentos e faz com que os usuários tenham um segundo ponto de acesso para conseguir esses medicamentos, desafoga o ponto de dispensação de medicamentos da prefeitura. É de grande importância a parceria entre o Campus Cedeteg, via Farmácia Escola, e o setor público”, diz. “Além de fortalecer a nossa ação extensionista, de atingir o público-alvo, nesse caso os que estão necessitando de medicamentos, faz com que tenhamos também experiência para os alunos”.

(Matéria AENPr).

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
18º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024
  • Estão abertas as inscrições para exames da EJA do Ensino Médio
  • Irmãos morrem em grave acidente registrado na BR-153 em Mallet
  • Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM