Em um ano, Farmácia Escola da Unicentro fez mais de 1,2 mil atendimentos gratuitos

29 de março de 2022 às 16:04

A Farmácia Escola da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) comemora em 2022 uma década de atuação com suporte à formação de futuros profissionais e atendimento gratuito à comunidade de Guarapuava, onde está a sede da instituição. Um dos serviços ofertados pela Farmesc é a dispensação de medicamentos. Desde 2013, a população pode retirar, diretamente na Farmácia Escola, que fica no Campus Cedeteg, remédios, por exemplo, para hipertensão, diabetes e colesterol alto.

Em 2021, a Farmesc registrou 1.236 atendimentos que resultaram na entrega de quase 180 mil doses de medicamentos para a população de Guarapuava. Isso significa mais de 800 doses por dia. “Tivemos atendimento a 37 bairros da cidade no ano passado. Praticamente Guarapuava inteira. Temos também pacientes que vêm da colônia Entre Rios, que é bem distante”, explica o diretor da Farmesc, professor Paulo Renato de Oliveira.

A Farmácia Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Além do serviço de dispensação de medicamentos, o usuário pode aferir a pressão arterial, fazer o teste da glicemia e receber orientações sobre o uso correto de medicamentos – tudo de forma gratuita.

Segundo o diretor, há alguns medicamentos que só estão disponíveis na Farmácia Escola da Unicentro e na Farmácia Central da Prefeitura de Guarapuava, como os controlados – tanto tarja vermelha quanto tarja preta. “Como temos farmacêuticos durante todo o horário de funcionamento da Farmácia Escola, a gente tem a possibilidade de dispensar esses medicamentos para a população também. Eles não estão disponíveis nos postos, então acaba sendo melhor para o paciente, que pode tirar dúvidas sobre a utilização desses remédios conosco”, diz Oliveira.

SEM RESTRIÇÃO

O atendimento não tem restrição de idade, englobando de recém-nascidos a idosos. No ano passado, 42% dos pacientes atendidos tinham entre 60 a 74 anos e os com idade de 45 a 59 anos representaram 25% dos usuários. Entre os atendidos, 28% são polimedicados, ou seja, tomam cinco ou mais medicamentos por dia.

Já entre as medicações com maior dispensação estão os hipertensivos (63% da procura), os antidepressivos (28%), os de controle do colesterol (com 20%) e os para diabetes (8%). “É um público um pouco mais adulto, um pouco mais idoso, pela característica dos medicamentos que são fornecidos”, reforça Paulo Renato.

Para ele, os números refletem a importância da Farmácia Escola que, para funcionar, conta com a parceria de outros órgãos públicos – como as secretarias municipal e estadual de Saúde.

FORMAÇÃO

Outro ponto destacado por ele é o papel da unidade na formação dos futuros profissionais da área de Farmácia. “É uma associação em que todo mundo ganha. A prefeitura ganha mais um local de atendimento à população, trata da saúde dos seus cidadãos de uma maneira melhor, não tem custo envolvido nesse processo. Os alunos ganham com o conhecimento do dia a dia, do atendimento a esses pacientes”, afirma.

A importância da participação de alunos e professores em todo o processo de atendimento à população e dispensação de medicamentos também é ressaltada pelo diretor do Campus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara. “Nossa Farmácia Laboratório Escola, que auxilia o município nesta dispensação de medicamentos e faz com que os usuários tenham um segundo ponto de acesso para conseguir esses medicamentos, desafoga o ponto de dispensação de medicamentos da prefeitura. É de grande importância a parceria entre o Campus Cedeteg, via Farmácia Escola, e o setor público”, diz. “Além de fortalecer a nossa ação extensionista, de atingir o público-alvo, nesse caso os que estão necessitando de medicamentos, faz com que tenhamos também experiência para os alunos”.

(Matéria AENPr).

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Parcialmente nublado
Guarapuava
12º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Tempo nublado
Londrina
15º
Tempo limpo
União da Vitória
12º
Tempo nublado
  • Com grande pesar, comunicamos o falecimento de Ivo Sochodolak, aos 42 anos.
  • Morre no Rio o apresentador Cid Moreira
  • É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Cristiane Aparecida Niebekailo, aos 28 anos, vítima de acidente.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Jovem Adriana Wilczeski.
  • Comunicamos o Falecimento da Sr. José Valdecir De Paula Neves mais conhecido como Necão aos 51 anos.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Marilvane Evangelista De Oliveira. Ocorrido ontem, aos 39 anos de idade.
  • Piana destaca desenvolvimento sustentável do Paraná ao embaixador da Bélgica
  • Com ação direta do IAT, Operação Mata Atlântica em Pé aplica R$ 13 milhões em multas
  • Qualidade das universidades estaduais é destaque em mais um ranking internacional
  • Do campo ao copo: indústria cervejeira investiu R$ 5 bilhões em 5 anos no Paraná
  • Paraná foi o estado que mais ampliou investimentos no Brasil entre 2023 e 2024
  • Ponte sobre o Rio Ivaí na PR-457 terá pare-e-siga para veículos de passeio neste domingo