Ratinho Jr. lidera disputa pelo governo do estado em todos os cenários

6 de abril de 2022 às 08:34

O instituto IRG Pesquisa divulgou nesta terça (5) sondagem sobre as eleições para governador do Paraná e para presidente.

O governador Ratinho Junior (PSD), candidato à reeleição, lidera a disputa pelo Palácio Iguaçu em todos os cenários, tanto no primeiro turno quanto no segundo turno.

Na sondagem sobre presidência, Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem tecnicamente empatados no Paraná.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, Ratinho Jr aparece com 53% das intenções de voto, seguido de Roberto Requião (MDB), com 21,5%, Flavio Arns (Podemos), com 8,6%, Cesar Silvestri Filho (PSDB), com 2,9%, e a Professora Angela Machado (PSOL), 1,6%.

Neste cenário, 8,3% dos entrevistados disseram que não vão votar em nenhum dos candidatos e 4,1% afirmaram que não sabem ou não responderam.

(23,7%) e Cesar Silvestri Filho (5,8%). Neste cenário, 10,6% disseram que não votariam em nenhuma das opções e 2,6% não sabem em que votar ou não responderam.

SEGUNDO TURNO PARA O GOVERNO

O Instituto IRG Pesquisa também verificou as intenções de votos em um eventual segundo turno nas eleições para governador no Paraná. No primeiro cenário, Ratinho surge com 61,6% das intenções de votos, contra 25% de Requião.

Outros 10,6% disseram que não votariam em nenhum dos dois candidatos e 2.7% não sabem ou não responderam. No segundo cenário, Ratinho Jr aparece com 66,4% das intenções de votos contra 12,7% de Cesar Silvestri Filho, 17,1% não votariam em nenhum deles e 3,9% declararam que não sabem em quem votar ou não responderam.

PRESIDÊNCIA

A sondagem também questionou os eleitores paranaenses sobre a disputa para presidente. Levando em consideração a margem de erro de 2,5% para mais ou para menos, Bolsonaro e Lula aparecem tecnicamente empatados.

O atual presidente tem 36,1% das intenções de votos, enquanto Lula aparece com 35,2%. O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) aparece em terceiro com 12,8% das intenções de votos, Ciro Gomes (PDT) com 4%, João Doria (PSDB) com 1,5%, Simone Tebet (MDB) com 0,6%, André Janones (Avante) com 0,5% e Alessandro Vieira (Cidadania) com 0,2%. De acordo com a sondagem, 5,6% dos eleitores consultados não votariam em nenhum dos candidatos e 3,6% não sabem ou não responderam.

REGISTRO

Na sondagem da IRG Pesquisa foram ouvidos 1500 eleitores por telefone entre os dias 31 de março e 3 de abril. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com os números PR-09298/2022 e BR-01036/2022.

A sondagem foi feita com recursos próprios da IRG Pesquisa. A amostra atingiu proporcionalmente toda a extensão das regiões entrevistadas com grau de confiança correspondente a 95% para uma margem estimada de erro de 2,5 pontos porcentuais.

Texto: reprodução/Bem Paraná

Foto: reprodução

 

Prudentópolis
14º
Parcialmente nublado
Ponta Grossa
13º
Tempo limpo
Guarapuava
13º
Parcialmente nublado
Curitiba
13º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
13º
Parcialmente nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • Comunicamos o falecimento do Sr. Olivir Teixeira. Ocorrido hoje, aos 73 anos de idade
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados
  • Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná retomam atividades com reuniões técnicas em abril
  • Parques estaduais vão funcionar normalmente durante todo o feriado de Páscoa
  • Paraná cria 33 mil postos de trabalho em fevereiro, melhor resultado em três anos
  • Concurso para Quadro Próprio do Governo do Paraná tem mais de 35 mil inscritos
  • Universidades estaduais do Paraná têm 8.383 vagas disponíveis para novos alunos