Em breve, os ciclistas de Irati poderão contar com mais um trecho de ciclovia. O município recebeu recursos na ordem de R$ 1,8 milhão a fundo perdido do governo do Estado, por meio de emenda parlamentar do deputado estadual, Nelson Justus, que visitou Irati na quarta-feira (06). No total, serão construídos 6,188 km de ciclovias em faixa dupla, com 2,5 m de largura. As obras incluem serviços de terraplanagem, base e sub-base, pavimentação, adaptações no meio-fio e nas calçadas, urbanização e pintura de faixas e sinalização horizontal. Também serão colocadas placas de sinalização vertical e de comunicação visual.
O novo trecho de ciclovia passará pelas seguintes ruas:
RUA DA LIBERDADE, entre as Ruas 15 de Novembro e Carlos Thoms
RUA CONSELHEIRO ZACARIAS, entre as Ruas Carlos Thoms e Albino Grigoletti
RUA ALBINO GRIGOLETTI, entre as Ruas Conselheiro Zacarias e João Batista Guerreiro
RUA JOÃO BATISTA GUERREIRO, entre as Ruas Albino Grigoletti e Nestor Clair
RUA NESTOR CLAIR, entre as Ruas João Batista Guerreiro e Walter Thoms
RUA WALTER THOMS, entre a Rua Nestor Clair e Alameda Virgílio Moreira
ALAMEDA VIRGÍLIO MOREIRA, entre a Rua Walter Thoms e rotatória da Avenida José Galicioli
RUA DOUTOR ARMANDO VAN DER LARS, entre a Avenida Vicente Machado e Rua Abílio Carvalho Bastos
RUA ABILIO CARVALHO BASTOS, entre a Rua Doutor Armando Van der Lars e Avenida Getúlio Vargas
AVENIDA GETÚLIO VARGAS, entre as Ruas Abílio de Carvalho Bastos e Ivaí
RUA DOUTOR JOÃO CÂNDIDO FERREIRA, entre as Ruas Caetano Zarpellon e Doutor Amando Van der Lars
Em alguns locais, os passeios e meios-fios serão substituídos, parcialmente, para adequação. Em outros pontos, será feito um trabalho de tapa-buracos. O novo trecho de ciclovia, que deve ser licitado nos próximos meses, integra o grande projeto da construção de ciclovias em Irati, de acordo com o prefeito Jorge Derbli. “Nós temos um projeto de governo de 30 km de ciclovias em Irati. Já tínhamos feito 2 km, e agora, ganhamos mais 6 km com este recurso, e daremos continuidade para melhorar as condições dos ciclistas e pedestres em Irati. Não podemos pensar somente em veículos, mas também nas pessoas. Para quem anda de bicicleta, esta ciclovia vai facilitar muito o trânsito das pessoas que moram nos bairros e precisam ir ao centro para trabalhar e estudar”, frisou o prefeito.
O secretário de Esportes e Lazer, André Demczuk, salienta que a obra é fundamental, tendo em vista que a questão da mobilidade urbana tem sido muito discutida. “Além disso, o transporte, por meio da bicicleta, faz contribuição ambiental e econômica, promovendo menos poluição e uso de veículos. A bicicleta ainda promove a atividade física e o lazer. Então, englobamos todas essas capacidades com a construção de ciclovias”, diz Demczuk, ressaltando que ainda há muito a se fazer e que, com certeza, os 30 km serão construídos pela gestão.
Nelson Justus destacou a importância de se investir em um projeto como este e na qualidade de vida dos cidadãos. “A questão da ciclovia é um projeto maravilhoso. É nisso que temos que investir: na qualidade de vida dos nossos moradores, sejam jovens, idosos, esportistas, todos querem um espaço para viverem bem”, comentou Justus.