Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

ESF de Rio d’Areia recebe nome em homenagem a Laudelina Queiróz dos Santos

19 de abril de 2022 às 15:44
Desde muito nova, dona Laudelina já exercia a função de parteira da região

Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Rio d’Areia recebeu o nome de Laudelina Queiróz dos Santos, em homenagem ao grande papel comunitário e de assistência social e humanitária que Laudelina desenvolveu.

A homenagem ocorreu através de um projeto de lei de iniciativa do vereador Maurício Bosak, sendo aprovada por unanimidade.

Biografia

Laudelina Queiróz dos Santos nasceu em 1914 na localidade de Cachoeira Branca, filha de Maria Ocalina Queiroz e Antonio José Queiroz.

Casou-se com João Gabriel dos Santos e teve sete filhos: Antonio Gabriel de Souza, Maria Augusto dos Santos, Doralina Santos de Lima, Lindanor dos Santos , Aurea Gabriel dos Santos, Claudio Gabriel dos Santos, filho adotivo Amauri dos Santos.

Desde muito nova, ela já exercia a função de parteira da região, realizando mais de mil partos.

Conhecida como dona Lauda, todos tinham confiança em sua habilidade de parteira. Segundo o projeto de lei, ela não media esforços para ir ajudar as mulheres que precisavam de auxilio  no momento do nascimento dos filhos. Auxiliando nesses momentos mesmo com chuva, a cavalo, de carrocinha, e se ainda houvesse necessidade passava a noite na casa da família, até mãe e a criança estarem sem risco de vida.

Morreu em 18/07/1986, com 72 anos de idade, deixando uma linda historia de amor e dedicação para com o próximo.