Grupo de imigrantes ucranianos chegou nesta terça-feira (19) em Prudentópolis

20 de abril de 2022 às 16:26

Oito famílias ucranianas chegaram a Prudentópolis nesta terça-feira (19). O grupo de imigrantes faz parte de um projeto, organizado por igrejas evangélicas de várias denominações, que ajuda na retirada dos ucranianos que desejam sair do país natal em meio a situação de guerra.

Das 27 pessoas que compõe o grupo, cerca de 10 se dividem entre crianças e adolescentes/jovens, que vão desde os 3 aos 23 anos. O restante do grupo adulto também é composto por alguns idosos e em maioria mulheres.

Vitalii Arshulik é um ucraniano que mora aqui no município há quatro anos, missionário da Igreja Batista de Prudentópolis e também um dos organizadores desse projeto na cidade. Em entrevista, Vitalii comentou que o processo tem quatro etapas, “O primeiro ponto desse projeto é acolher pessoas que estejam fugindo das regiões da Ucrânia que estão sendo bombardeadas”, comentou. Segundo ele, depois que um grande grupo de pessoas é formado nesses locais, os documentos para a vinda ao Brasil são realizados ainda na Ucrânia. Em seguida, eles partem para a Polônia e então seguem direto para São Paulo.

“Cada igreja que faz parte desse projeto está se responsabilizando para acolher algumas famílias. Nossa igreja -Igreja Batista de Prudentópolis- agora vai acolher oito famílias “, contou Vitalii em entrevista.

À redação, o missionário explicou que durante um ano a igreja dará todo o suporte necessário como a moradia, escola e alimentação aos imigrantes.

De acordo com ele, quando a guerra acabar caso os ucranianos queiram voltar ao país de origem a viagem será custeada pela igreja que se disponibilizou a ajudar. Além disso, o projeto também tentará auxiliar na reconstrução das casas e apartamentos dessas pessoas. “É um grande projeto e eu achei muito bacana poder ajudar e acolher essas famílias”, salientou Vitalii.

Do mesmo modo, caso algumas famílias decidam ficar aqui no Brasil a equipe responsável buscará trazer os homens -que precisaram ficar na Ucrânia por causa da guerra- até a nova casa.

As 27 pessoas chegaram ontem (19) ao município, mas segundo o missionário eles iriam conhecer os novos apartamentos nesta quarta-feira (20). Isso, por que o trabalho de limpeza e organização de toda a equipe que forma a igreja ainda estava sendo finalizado para recebê-los da melhor maneira.

Doação

Antes de vir para cá, o grupo passou alguns dias em Curitiba. Lá, eles receberam doações de roupas, calçados e malas.

Aqui em Prudentópolis a igreja ainda está mobiliando os apartamentos, e por isso houve uma arrecadação de móveis e utensílios durante o último sábado (16). Entre as contribuição dos munícipes, também estavam as doações de empresários da cidade e uma doação pessoal do prefeito, arrecadando ao todo móveis e eletrodomésticos.

Ainda assim, ofertas continuam sendo aceitas, “com o que vocês quiserem ajudar, podem entrar em contato com a gente”, salientou Vitalii.

Caso alguém queira realizar doações pode procurar a Igreja Batista de Prudentópolis, localizada na rua Afonso Pena, N 570.

(Matéria: Samilli Penteado).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que comunicamos o falecimento da Ir. Cirila Tereza Panciniak, SMI, aos 83 anos
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  comunica o falecimento do Sr. João Nahm aos 73 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Quiquelia Protz Lopes aos 82 anos
  • É com pesar que a Funerária São João e Plano o UNIPAZ, comunicam o falecimento da Irmã Teonia Teofania Michalovski “Serva De Maria Imaculada”.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra. Amélia Sass Lukaski aos 76 anos
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr. Trajano Rodrigues da Rocha aos 78 anos
  • Apostadores de Mallet e Pitanga acertam a quina e levam R$ 53 mil na Mega-Sena
  • Cresol lança campanha institucional agro e reforça conexão com suas origens no campo
  • Demanda da China por gelatina coloca jumentos em risco de extinção
  • Mulheres paranaenses têm menos filhos e são mães mais tarde, aponta IBGE
  • Escolas de 11 cidades da região de Ponta Grossa recebem cartilhas sobre turismo
  • Mãe é mãe! Galinha enfrenta frio de -4,2ºC em São Mateus do Sul para proteger os filhotes