Grupo de imigrantes ucranianos chegou nesta terça-feira (19) em Prudentópolis

20 de abril de 2022 às 16:26

Oito famílias ucranianas chegaram a Prudentópolis nesta terça-feira (19). O grupo de imigrantes faz parte de um projeto, organizado por igrejas evangélicas de várias denominações, que ajuda na retirada dos ucranianos que desejam sair do país natal em meio a situação de guerra.

Das 27 pessoas que compõe o grupo, cerca de 10 se dividem entre crianças e adolescentes/jovens, que vão desde os 3 aos 23 anos. O restante do grupo adulto também é composto por alguns idosos e em maioria mulheres.

Vitalii Arshulik é um ucraniano que mora aqui no município há quatro anos, missionário da Igreja Batista de Prudentópolis e também um dos organizadores desse projeto na cidade. Em entrevista, Vitalii comentou que o processo tem quatro etapas, “O primeiro ponto desse projeto é acolher pessoas que estejam fugindo das regiões da Ucrânia que estão sendo bombardeadas”, comentou. Segundo ele, depois que um grande grupo de pessoas é formado nesses locais, os documentos para a vinda ao Brasil são realizados ainda na Ucrânia. Em seguida, eles partem para a Polônia e então seguem direto para São Paulo.

“Cada igreja que faz parte desse projeto está se responsabilizando para acolher algumas famílias. Nossa igreja -Igreja Batista de Prudentópolis- agora vai acolher oito famílias “, contou Vitalii em entrevista.

À redação, o missionário explicou que durante um ano a igreja dará todo o suporte necessário como a moradia, escola e alimentação aos imigrantes.

De acordo com ele, quando a guerra acabar caso os ucranianos queiram voltar ao país de origem a viagem será custeada pela igreja que se disponibilizou a ajudar. Além disso, o projeto também tentará auxiliar na reconstrução das casas e apartamentos dessas pessoas. “É um grande projeto e eu achei muito bacana poder ajudar e acolher essas famílias”, salientou Vitalii.

Do mesmo modo, caso algumas famílias decidam ficar aqui no Brasil a equipe responsável buscará trazer os homens -que precisaram ficar na Ucrânia por causa da guerra- até a nova casa.

As 27 pessoas chegaram ontem (19) ao município, mas segundo o missionário eles iriam conhecer os novos apartamentos nesta quarta-feira (20). Isso, por que o trabalho de limpeza e organização de toda a equipe que forma a igreja ainda estava sendo finalizado para recebê-los da melhor maneira.

Doação

Antes de vir para cá, o grupo passou alguns dias em Curitiba. Lá, eles receberam doações de roupas, calçados e malas.

Aqui em Prudentópolis a igreja ainda está mobiliando os apartamentos, e por isso houve uma arrecadação de móveis e utensílios durante o último sábado (16). Entre as contribuição dos munícipes, também estavam as doações de empresários da cidade e uma doação pessoal do prefeito, arrecadando ao todo móveis e eletrodomésticos.

Ainda assim, ofertas continuam sendo aceitas, “com o que vocês quiserem ajudar, podem entrar em contato com a gente”, salientou Vitalii.

Caso alguém queira realizar doações pode procurar a Igreja Batista de Prudentópolis, localizada na rua Afonso Pena, N 570.

(Matéria: Samilli Penteado).

Prudentópolis
24º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
22º
Chuvas esparsas
Curitiba
22º
Tempo nublado
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
25º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024