Macaco bugio resgatado com ferimentos graves recebe tratamento na Unicentro

23 de abril de 2022 às 10:14

O Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (Cafs) da Unicentro, localizado no campus Cedeteg, recebeu uma importante missão nas últimas semanas: tratar e recuperar um macaco bugio resgatado com ferimentos graves pelo Instituto Água e Terra (IAT), em Antonina, litoral do Paraná.

A espécie está na lista dos animais ameaçados de extinção. Segundo o IAT, o animal vivia próximo a algumas comunidades no litoral do Paraná e era constantemente avistado sozinho e alimentado pelas pessoas – algo que não é considerado normal, já que a espécie vive em bando.

No resgate, o macaco apresentava queimaduras nas patas dianteiras e fratura exposta na pata traseira, devido a um choque elétrico seguido de uma queda. “Ele subiu em um poste e acabou fechando o circuito entre a palma da mão e a cauda.

Queimou a palma da mão e a cauda e, nesse processo, sofreu uma queda e um trauma importante no tronco, que resultou em uma inflamação e também uma fratura de tíbia e fíbula, duas fraturas na perna. Ele ficou muito assustado, com muita dor, com dificuldade de se apoiar e precisou de resgate”, explica o coordenador do Cafs Unicentro, professor Rodrigo Antônio Martins de Souza.

Após receber os primeiros socorros em Curitiba, o animal foi encaminhado para cirurgia e tratamentos na unidade do Cafs de Guarapuava, que é destaque pela gama de serviços realizados.

“A escolha do nosso Cafs foi porque aqui nós temos um trabalho completo. A gente consegue operar os animais, nós temos as professoras da área de cirurgia veterinária que conseguem nos dar apoio, tem o acompanhamento clínico, tem as residentes do Serviço de Animais Selvagens, temos uma equipe de estagiários.

Então, uma equipe muito capacitada para dar suporte para o animal para todas as suas necessidades”, avalia Rodrigo.

Com o sucesso da cirurgia, o organismo do animal já apresenta uma melhora significativa. Após passar por cuidados intensivos, o macaco segue em observação.

“A cicatrização do osso é demorada, provavelmente ele vai continuar com a gente por alguns meses. Mesmo com a remoção da bandagem para imobilização externa, ele ainda vai ficar um tempo em observação e reabilitação, vai reaprender a usar o membro que fraturou, vai treinar escalada assim que for possível.

Nesse primeiro momento, ele tem que ficar com restrição absoluta de movimentos, mas, a partir daí, a gente começa a estudar, junto com o gestor de fauna, que é o IAT, qual seria o destino mais adequado para o animal”.

Para Rodrigo, o grande desafio agora é adaptação do bugio a um espaço restrito durante o período de recuperação, já que estava acostumado com a vida livre.

“Ele é um animal que veio da natureza, tem uma série de dificuldades de adaptação ao cativeiro. Então, não é um animal que está totalmente fora de risco. Mas seguimos monitorando ele todos os dias e tratando as eventualidades que acontecem.

O desafio agora é muito grande, porque, além de resolver as próprias lesões, ele tem um desafio grande na sua vida que é o cativeiro. Ele nunca esteve nessas condições antes”, finaliza.

Prudentópolis
19º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
21º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Chuvas esparsas
Curitiba
24º
Tempo nublado
Londrina
27º
Tempo nublado
União da Vitória
20º
Chuva
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Destaque no setor, Guarapuava integra o mapa do turismo brasileiro do Ministério do Turismo
  • Município de Prudentópolis acata recomendação do MPPR e regulamenta auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência
  • INFRAÇÃO DE TRÂNSITO NO CENTRO: VEÍCULO É REMOVIDO AO PÁTIO DA 97ª CIRETRAN
  • Curso de finanças vai ser realizado em Prudentópolis
  • IAT de Pitanga resgata macaco-prego e devolve gambá-de-orelha-branca à natureza
  • Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, a partir do Aeroporto Afonso Pena