Maio Amarelo alerta para o respeito no trânsito; Prudentópolis segue com ações educativas

6 de maio de 2022 às 18:08

A campanha do Maio Amarelo já começou e neste ano traz o tema “Juntos Salvamos Vidas”. O movimento foi criado pela Onu, quando a Organização marcou o período de 2011 a 2020 como a Década de Ações para a Segurança no Trânsito.

No decorrer desses anos, campanhas e ações educativas vem ocorrendo com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de mais cuidado no trânsito.

Para o chefe da 97ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Prudentópolis, Osmário Batista Junior, a proposta desse ano visa relembrar que cada um pode salvar uma vida ao fazer a coisa certa. “Quando pensamos em pessoas que salvam vidas, sempre vem em nossa cabeça profissionais da área da saúde, bombeiros, mas conseguimos entender também que qualquer um pode salvar uma vida (…) desde que a gente respeite as regras, e no transito não é diferente”, explicou Osmário em entrevista.

Segundo a plataforma Maio Amarelo, cerca de três mil pessoas morrem por dia nas estradas em todo o mundo, colocando o acidente de trânsito como o primeiro responsável nas mortes de jovens de 15 a 29 anos.

Em Prudentópolis, a temática será trabalhada por meio de palestras nas escolas e blitz nas ruas, focando na conscientização das regras básicas aos condutores. Entre elas, respeitar o limite de velocidade das vias, respeitar a faixa de pedestre, e caso haja ingestão de bebida alcoólica não dirigir.

O Paraná registrou em 2021 mais de 78 mil acidentes, com mais de dois mil óbitos, de acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito. “Esses dados são alarmantes e essa conscientização de todos por um trânsito melhor é necessária”, salientou Osmário. Segundo ele, no município os maiores problemas analisados pela Ciretran são falar no celular enquanto está dirigindo, falta do respeito ao limite de velocidade e o não uso do cinto de segurança.

Diante disso, o convívio em harmonia no trânsito se torna imprescindível, e nesses casos, a velha regra de que o maior sempre tem responsabilidade pela segurança do menor continua valendo.

(Matéria: Samilli Penteado).

 

 

 

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Chuvas esparsas
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024