Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Guarapuava agora conta com Secretaria Municipal de Cultura

11 de maio de 2022 às 17:37
Além de gerar oportunidades para os trabalhadores da Cultura, a SECULT será responsável por democratizar as atividades culturais para todos os Guarapuavanos

Um dos principais projetos desde o inicio do mandato do prefeito Celso Góes, era a criação da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), algo que era proibido por lei de ser feito, por conta da implementação da Lei Complementar N° 173 no início da pandemia, que impossibilitava a criação de cargos e secretarias.

Com o vencimento da PL, o projeto da Secretaria de Cultura foi levado à votação nesta terça-feira (10), sendo aprovado com unanimidade dos votos. A até então diretora de cultura, Rita Felchak, assume o comando da secretaria e relata o alívio diante da criação da SECULT.

“Estamos desde o começo de 2021 com esse projeto, tanto que eu fui um dos primeiros nomes a ser anunciado pelo prefeito Celso Góes como chefe de secretaria. Foi uma longa jornada, mas com o vencimento da PL, pudemos finalmente levar a pauta para a câmara, que aprovou o projeto com unanimidade”, explica a Secretária de Cultura, Rita Felchak.

De acordo com Rita, a criação da Secretaria dará autonomia financeira e administrativa, possibilitando novas oportunidades na criação de projetos relacionados à cultura em Guarapuava, como editais, concursos, premiações entre outras políticas culturais. “Não podemos revelar nada muito grande por enquanto, mas planejamos estabelecer um Plano Municipal de Cultura, que usaremos para traçar os diversos projetos que queremos fazer, projetos que vão levar a cultura até para as áreas mais carentes de Guarapuava”, afirma Rita.

Muito além de gerar oportunidades para os trabalhadores da Cultura, a SECULT será responsável por democratizar as atividades culturais para todos os Guarapuavanos. “Precisamos de atividades culturais descentralizadas. Pensar programações e projetos para todos os bairros. A criação da secretaria nos dá uma margem maior para trabalhar com diferentes projetos e levar a cultura a todo guarapuavano”, afirma o Prefeito Celso Góes.

(Matéria: Pref. de Guarapuava).