Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Representação Central Ucraniano Brasileira doa R$ 600 mil à Embaixada da Ucrânia no Brasil

16 de maio de 2022 às 16:38
O valor foi arrecadado por meio de doações do Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia, grupo humanitário coordenado pela RCUB e formado por entidades representativas civis e religiosas de descendentes de ucranianos no Brasil

Nesta segunda-feira (16), a Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB) fez a primeira transferência de valores para a conta corrente humanitária da Embaixada da Ucrânia no Brasil. O valor de R$ 600 mil foi resultado da arrecadação de doações do Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia, grupo humanitário coordenado pela RCUB. O comitê é formado por diversas entidades representativas civis e religiosas de descendentes de ucranianos no Brasil, além de membros de fora da comunidade.

Além de arrecadações em dinheiro, o grupo já acolheu cerca de 30 pessoas, refugiadas da guerra na Ucrânia, por meio de voluntários cadastrados no Comitê.

A doação seguirá para a Ucrânia, por meio da Embaixada, com a rubrica de assistência social, para auxiliar os atingidos pela guerra no país, que, segundo estimativas, já somam cerca de 16 milhões de pessoas.

A arrecadação de donativos para o povo ucraniano e o cadastramento de outras várias formas de ajuda continuam.

Na foto (da dir. para esq.), o Cônsul Honorário da Ucrânia em Curitiba, Mariano Czaikowski, o presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira, Vitório Sorotiuk, o Encarregado de Negócios Anatoliy Tkach, que responde atualmente pela Embaixada da Ucrânia no Brasil, e o coordenador do Comitê Humanitas Brasil-Ucrânia, Vitor Hugo Burko.

(Matéria/Texto: Vitorio Sorotiuk).