Em Roma, governador apresenta projeto da Nova Ferroeste a investidores

13 de junho de 2022 às 10:09

O governador Carlos Massa Ratinho Junior encerrou nesta sexta-feira (10) a viagem de cinco dias à Itália para apresentar os potenciais do Paraná a possíveis novos investidores, com destaque para a Nova Ferroeste.

Ele se encontrou com dirigentes e empresários da Associazione delle Camere Di Commercio Italiane all’Estero (Associação da Câmara do Comércio Italiano no Exterior), instituição responsável por conectar organizações internacionais com empresas italianas, e com o Embaixador do Brasil na Itália, Hélio Vitor Ramos, ambos em Roma.

Na quarta-feira (08), no Vaticano, Ratinho Junior participou de um encontro com o Papa Francisco. “Foi uma viagem bastante proveitosa. Mostrei todos os projetos, programas e ações em andamento no Estado nesses pouco mais de três anos e meio. A recepção por parte do empresariado foi muito positiva”, disse o governador.

“Em relação ao encontro com o Papa Francisco, tive a oportunidade de apresentar as iniciativas do nosso Estado em prol das pessoas idosas. O Paraná é reconhecido como um estado amigo do idoso, porque a nossa gestão colocou essa população no centro das políticas públicas”, acrescentou.

INFRAESTRUTURA – Ratinho Junior dedicou especial atenção à apresentação do projeto da Nova Ferroeste, estrada de ferro que ligará Maracaju, no Mato Grosso do Sul, ao Porto de Paranaguá, no litoral paranaense. Ficou pré-agendada a organização de um evento na Embaixada do Brasil na Itália no segundo semestre deste ano para divulgar a ferrovia.

Ao todo serão 1.304 quilômetros, que vão cortar o Oeste do Paraná, celeiro da produção de grãos do País, com a previsão de construção dos ramais Chapecó/Cascavel e Foz do Iguaçu/Cascavel, o que vai permitir a captação de carga Oeste catarinense, do Paraguai e da Argentina.

O projeto já nasce como o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados do País, o que deve transformar o Paraná num hub logístico da América do Sul por atrair parte da produção de países vizinhos como a Argentina e o Paraguai. Se estivesse em operação hoje, a ferrovia poderia transportar cerca de 38 milhões de toneladas de produtos (26 milhões de toneladas seguiriam diretamente para o Porto de Paranaguá).

A proposta está em processo de obtenção da Licença Prévia Ambiental junto ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O projeto deve ir a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) no segundo semestre. A empresa ou consórcio vencedor fará a obra e poderá explorar a ferrovia. Os ramais são parte do edital de concessão.

“É o maior projeto estruturante em andamento no Estado, algo que vai mudar a dinâmica de exportação de produtos de toda a parte sul do País. O Paraná e o Brasil vão ganhar muito com a construção deste corredor sobre trilhos”, ressaltou o governador.

No encontro com lideranças italianas, Ratinho Junior reforçou os bons indicadores do Paraná na economia, incluindo a atração de R$ 120 bilhões em investimentos privados e o recorde, no ano passado, na geração de empregos, com a abertura de 176 mil postos com carteira assinada.

Prudentópolis
13º
Tempo limpo
Ponta Grossa
14º
Tempo limpo
Guarapuava
14º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
23º
Parcialmente nublado
União da Vitória
13º
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Pedro Machado Alves, aos 75 anos de idade.
  • Prefeitura de Guamiranga fecha parceria com a escola furacão do Athelico paranaense.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados