A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e o Serviço de Obras Sociais (SOS) de Prudentópolis vão realizar uma caminhada pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, nesta quarta-feira (15).
A caminhada vai iniciar às 9h, no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, e deve seguir até a Praça Firmo Mendes de Queiroz.
Segundo a presidente do Conselho e coordenadora do Centro Público de Convivência para adultos e idosos, Silmara Andriata Ternopilski, haverá atividades e falas sobre a data, além de um teatro apresentado pelos idosos do Centro de Convivência. Conforme Silmara, a ação também é em parceria com o Senac e a Faculdade Guairacá.
A caminhada é uma das ações realizadas neste mês de junho, também conhecido como Junho Violeta, em prol da conscientização contra a violência aos idosos.
Tipos de violência e canais de denúncia
De acordo com a campanha, há nove tipos de violência praticadas contra essa faixa etária: a violência física; a psicológica; a negligência, que é quando há omissão de cuidados; a violência sexual; o abandono; a violência institucional, praticada dentro de um ambiente público ou privado; a violência financeira, quando há exploração imprópria ou ilegal dos recursos financeiros da pessoa idosa; a violência patrimonial, que envolve práticas que comprometem o patrimônio do idoso; e também a descriminação, quando ocorrem comportamentos ofensivos e desrespeitosos em relação a condição da pessoa idosa.
A denúncia, sobre qualquer violência praticada ou suspeita, pode se feita pelos contatos:
Disque Direitos Humanos: 100
Disque Idoso Paraná 0800-141-0001
Delegacia de Polícia Civil: 3446-1202
Disque Denúncia: 181
Polícia Militar: 190
Ministério Público
Orientações (Creas): 99104-8486
(***Matéria: Samilli Penteado/com informações do CMDPI)