Monumento Natural Salto São João passa de 41,50 hectares para 55,07 hectares

27 de junho de 2022 às 17:34

Com a ampliação da área de preservação ambiental do Parque Estadual Rio da Onça, no Litoral, e do Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, o Paraná conta com mais 1.673,3 hectares de área preservada em Unidade de Conservação (UC).

As duas ampliações foram autorizadas na sexta-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior pelo Decretos Estaduais nº 11.488 e 11.489, e são frutos de um amplo estudo pelo corpo técnico do Instituto Água e Terra (IAT).

“O objetivo é garantir a preservação de áreas que se constituem como patrimônio natural de todos os paranaenses, ou seja, remanescentes de vegetação nativa. Com isso, estamos garantindo a proteção da biodiversidade do Estado”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

A maior ampliação de área condiz ao Parque Estadual Rio da Onça, que ganhou uma área de proteção quase 14 vezes maior, passando de 118,5 hectares para 1.659,7 hectares. Já o Monumento Natural Salto São João cresceu de 41,50 hectares para 55,07 hectares.

A área de estudo para ampliação do Parque abrange quatro lotes de terras que atualmente pertencem ao Instituto Água e Terra. São eles: Gleba 03, Colônia Jacarandá, município de Matinhos e áreas remanescentes da Ambiental Paraná Florestas S. A., contíguos à Unidade de Conservação.

O estudo técnico utilizou como principal fonte bibliográfica o Plano de Manejo do Parque Estadual do Rio da Onça, elaborado em 2015, que já recomendava a sua ampliação, com anexação das áreas existentes no entorno imediato. O documento teve como base, também, o Estudo Técnico para Ampliação e Recategorização da Floresta Estadual do Palmito, feito em 2017.

O principal objetivo é a proteção de remanescentes de vegetação nativa no entorno do parque, abrangendo a região que se confronta com os limites de expansão urbana da cidade de Matinhos e balneários adjacentes.

O estudo do IAT apontou problemas nessas regiões, como pressão imobiliária, expansão urbana de Matinhos, corte ilegal da vegetação nativa, bem como a caça e a pesca predatória. São situações que podem danificar a fauna e a flora do local.

“As Unidades de Conservação são fundamentais para a preservação da biodiversidade local e conservação dos recursos hídricos e belezas naturais do nosso Estado”, afirma o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto. “A expansão do parque estimulará ainda mais a conscientização ambiental sobre a importância da proteção da natureza para a construção de um futuro ecologicamente sustentável para toda a sociedade”.

SÃO JOÃO

O Monumento Natural Salto São João é uma UC que está inserida no planejamento do Governo do Estado para concessão das atividades comerciais e turísticas à iniciativa privada, dentro do projeto Parques Paraná.

A UC fica a 22 km do Centro de Prudentópolis, no Centro-Sul, em uma área que impressiona pela beleza cênica. No meio de uma floresta de araucárias bem preservada, surge uma cachoeira com grande volume de água, com uma queda de 84 metros de altura e que segue pelo Rio São João.

O local foi criado com o objetivo de garantir a proteção integral ao remanescente de Floresta Ombrófila Mista (Floresta de Araucárias), flora, fauna e recursos hídricos, em especial a cachoeira e os paredões e demais recursos ambientais protegidos e seu entorno.

O local possui estacionamento com capacidade para 54 veículos leves e quatro ônibus, um centro de visitantes com anfiteatro, banheiros, lanchonete e loja de artesanato. A Gestão da Unidade é compartilhada entre o Instituto Ambiental do Paraná e a Prefeitura de Prudentópolis.

(Matéria: AENPr/com revisão).

Prudentópolis
17º
Tempo limpo
Ponta Grossa
16º
Parcialmente nublado
Guarapuava
16º
Tempo limpo
Curitiba
17º
Parcialmente nublado
Londrina
19º
Tempo limpo
União da Vitória
14º
Tempo nublado
  • É com pesar que a funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra Izabel Klen aos 81 anos
  • É com pesar que que a funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Ambrozio Nazarkevicz aos 54 anos.
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr Lidio Charnei aos 64 anos.
  • É com pesar que comunicamos o Falecimento da Sra. Maria Manchur Morgado aos 89 anos.
  • É com pesar que e o PAF comunica o falecimento do Sr José Leos Pedroso aos 90 anos.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Nicolau Matuchenez
  • Documentário sobre acolhida de pesquisadores ucranianos no Paraná será lançado na quarta
  • Em Ivaí secretaria municipal de Promoção e Assistência Social realizou a distribuição de roupas e calçados
  • Reuniões do Comitê Gestor da Lei Geral fortalecem ações para os pequenos negócios em Prudentópolis
  • Via Araucária informa interdição parcial na BR 277 em Campo Largo neste fim de semana
  • Missionários da Paróquia São João Batista de Prudentópolis visitam mais comunidades rurais
  • Prudentópolis realiza o primeiro encontro da Pastoral da Criança na Paróquia São João Batista