Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

16° Batalhão da Polícia Militar recebe Moção de Aplausos pelo 33 anos de existência

29 de junho de 2022 às 10:06
De acordo com o vereador Maurício Bosak o 16° Batalhão tem se destacado nos últimos anos nas apreensões de armas e drogas, e isso se deve ao empenho e dedicação de todos policiais militares que trabalham nessa unidade.

Na terça-feira (28), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Prudentópolis, foi feita a entrega da Moção de Aplausos ao 16º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Guarapuava em comemoração aos 33 anos de existência atuando na defesa de toda a região Central e Centro Sul do Estado do Paraná.

A proposta de autoria do vereador Mauricio Bosak foi aprovada de forma unânime, na sessão da Casa.

De acordo com o vereador Maurício Bosak, o 16° Batalhão tem se destacado nos últimos anos nas apreensões de armas e drogas, e isso ocorre pelo empenho e dedicação de todos policiais militares que trabalham nessa unidade.

“O apoio do 16ºBPM ao município é fundamental para a segurança pública de Prudentópolis’’, disse o vereador.

Receberam a honraria em nome do 16º Batalhão o Ten Walla Schreiner comandante da 4ª Cia de Prudentópolis, o Sgt. Celso Luiz Zanona, e o Capitão Fabio M. Zarpelon.

Em 14 de Junho de 1989, o Governador do Estado do Paraná, Álvaro Dias, assinou o Decreto nº 5.195, transformando a 3ª CIPM em Batalhão, no presente 16º Batalhão de Polícia Militar com jurisdição sobre 11 municípios. Atualmente, a divisão política compõe-se de 24 municípios, com o mesmo efetivo previsto em 1989, de 780 policiais, contando nos dias de hoje com 487 policiais militares ativos.

O 16º BPM está, recentemente, dividido em quatro Companhias da seguinte forma:  1ª Companhia com Sede em Guarapuava; 2ª Companhia com sede em Laranjeiras do Sul; 3ª  Companhia com sede em Pitanga; 4ª Companhia com sede em Prudentópolis, a qual possui um único município sob sua responsabilidade territorial, cuja extensão abrange 2.309 Km2, sendo a quinta maior extensão territorial do Paraná.

O 16º Batalhão de Policia Militar, no presente, ainda conta com um Pelotão de Trânsito, um Pelotão de Choque, Canil, ROTAM e Patrulha Maria da Penha, ambos sediados no município de Guarapuava.

Fica por parte do Poder Legislativo Municipal, por esta Moção, o reconhecimento público a todo corpo de militares que participam da citada corporação, pela brilhante data comemorativa, que marca uma trajetória de muitas realizações em prol da comunidade, não apenas na segurança, mas em inúmeras ações comunitárias, educacionais e assistenciais.