Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Dia de Cooperar: Sicredi arrecada mais de 4,5 mil quilos de alimentos em Prudentópolis

8 de agosto de 2022 às 13:27
Com o apoio de mais de 80 colaboradores que se revezaram nas portas de nove mercados*, foram arrecadados 4.527 Kg de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza.

A Sede Regional da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ e as duas agências: Av. São João e Rua Rui Barbosa, celebraram no mês de julho o Dia de Cooperar, realizando uma ação de voluntariado em prol das famílias carentes do município.

Com o apoio de mais de 80 colaboradores que se revezaram nas portas de nove mercados*, foram arrecadados 4.527 Kg de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza.

E seguindo a dinâmica de gerar impacto local que permeia o cooperativismo, a maior parte dos alimentos foi destinada à Pastoral da Caridade do próprio município, que fará a organização das cestas básicas e a destinação às famílias necessitadas. Hoje oito voluntários atuam na pastoral e atendem mensalmente uma média de 30 famílias.

Além da Pastoral da Caridade, 130 kg de alimentos, especialmente farinha, óleo e açúcar, foram destinadas às refugiadas ucranianas que estão produzindo tortas como fonte de renda, enquanto permanecem em Prudentópolis.

Outra ação importante do Dia C local, foi a doação de sangue. Trinta colaboradores de Prudentópolis participaram e o sangue coletado pode beneficiar a vida de até 120 pessoas. A doação ocorreu na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), de Irati (PR).

Para o Diretor Executivo da cooperativa, Helton César Kolecha, ações como essas mostram que não apenas a empresa Sicredi está engajada com a sociedade, mas também as pessoas do Sicredi. “Me encheu de orgulho ver mais de 100 colegas engajados nas ações do Dia C.

Todos doando um pouco de si, do seu trabalho para praticar o bem, para praticar o cooperativismo e servir de inspiração para outras pessoas e empresas”.

As colegas Josiana Sopzak e Jaqueline Ruths relataram uma experiência que foi ainda além. No horário em que estavam arrecadando alimentos junto com o seu grupo, presenciaram um pai levando seu filho que é autista, várias vezes até o mercado, pois o menino gosta de ver a abelha que é símbolo do mercado.

Como, por coincidência, a mascote do Programa A União Faz a Vida (PUFV), que é promovido pelo Sicredi, também é uma abelha, o grupo, resolveu presentear o menino com uma abelhinha de pelúcia.

“Ver a felicidade dele quando ganhou a abelha, mesmo não sendo igual à do mercado, foi um momento mágico e seus pais ficaram muito agradecidos mesmo sendo um gesto tão simples” disseram as colaboradoras.

Maria Gisele Pontarollo, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo comenta, “tudo isso só é possível porque cada um dos mais de 80 voluntários doaram o seu melhor, que é o seu tempo, e também graças ao bom coração do povo prudentopolitano que sempre colabora, de coração.  Um mais um transformou-se em mais de 4.500Kg”, relatou.

*Mercados apoiadores: Stroparo, Dal Santos – Coronel, Dal Santos Osório, Dal Center, Saviski, Savisk Atacarejo, Mercado Joenck, Super Pão Compre Mais.

O Dia de Cooperar C

O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios cooperativistas, por meio de ações voluntárias.

Em 2015, a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), através dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  As cooperativas realização ações durante o ano todo, mas o Dia C é oficialmente celebrado sempre no primeiro sábado de julho.