Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

As obras para duplicação da BR-277, no perímetro urbano de Guarapuava, já atingiram 62,8% de conclusão, afirmou nesta sexta-feira (2) o governador Ratinho Junior

6 de setembro de 2022 às 10:00
O trecho também terá novas vias marginais, nos dois lados da pista, que já estão com pavimento concluído para desvio do tráfego. Ao final das obras, elas ainda receberão a adequação final.

A duplicação da via está no processo de pavimentação. Serão duas pistas de rolamento novas, entre os km 345 e km 349, com 7,20 metros de largura em cada sentido (duas faixas de tráfego com 3,60 metros), com faixas de segurança de 60 centímetros ao centro, onde estão sendo implantadas barreiras de concreto New Jersey, e acostamentos externos de 2,50 metros.

O trecho também terá novas vias marginais, nos dois lados da pista, que já estão com pavimento concluído para desvio do tráfego. Ao final das obras, elas ainda receberão a adequação final.

“É uma obra emblemática para toda a região central do Estado e que fizemos questão de tirar do papel. Agora ela ultrapassou 60%. Nós temos um planejamento bem grande para a região central do Estado.

Além dessa obra, com Tesouro do Estado, estamos contratando o financiamento para duplicar, de uma vez por todas, a ligação entre Guarapuava e Pitanga, sonho antigo da população local”, afirmou Ratinho Junior.

No total, serão três trincheiras. Uma ligando a Avenida Prof. Pedro Carli e a Avenida Beira Rio no km 345; uma para o novo acesso ao Aeroporto de Guarapuava no km 348; e outra ligando a Rua João Fortkamp e a Rua Campo Grande no km 343.

A obra também contempla a duplicação do viaduto no entroncamento com a PRC-466, que já está concluído, restando apenas ajustes de finalização. Além disso, a obra de arte especial terá adequação de suas alças de acesso.

São ainda três pontes no km 345,5, uma passarela no km 349,3 (58% concluída) e outra no km 345 (56% concluída).

A iluminação pública também será revitalizada, com uma extensão de 12,2 quilômetros, que já estão 77% concluídos. O investimento é de R$ 77,6 milhões, e a obra deve ser concluída no começo do ano que vem.

GUARAPUAVA – PITANGA

A duplicação entre Guarapuava e Pitanga, com financiamento já autorizado, está mais próxima de acontecer. Os projetos de dois segmentos serão entregues entre o final deste ano e o começo do ano que vem ao DER e o órgão, assim que tiver os projetos revisados e os recursos forem efetivamente contratados, dará início à tramitação do edital de licitação para iniciar as obras em algum dos trechos.