Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Olimpíada Rural de Turvo atraiu cerca de 40 mil pessoas em quatro dias de festa

12 de setembro de 2022 às 17:23
Evento havia sido adiado por dois anos por causa da pandemia da Covid-19; A festa contou com shows, provas em equipes, palestras educativas e outros atrativos

Entre os dias 08 a 11 de setembro, aconteceu a décima edição da tradicional Olimpíada Rural de Turvo, evento que, por causa da pandemia da covid-19, foi adiado por 2 anos.

Com shows gratuitos, provas divertidas, ExpoTurvo, ExpoMate e Garota Turvo, a Olimpíada Rural reuniu uma cerca de 40 mil pessoas, a maior desde o seu surgimento no ano de 2009.

Para dar início ao evento, na quinta-feira (08), os alunos da rede municipal de ensino visitaram a Fazendinha, onde muitos viram pela primeira vez mini animais como burro, mula, porquinho-da-indía, entre outros, que fizeram a diversão da garotada.

Durante a noite, o prefeito Jeronimo Gadens do Rosario realizou a abertura oficial do evento, citando a importância da Olimpíada Rural, que tem os objetivos de valorizar o homem do campo oriundo da agricultura familiar e o fortalecimento do espírito de associativismo entre os agricultores e as comunidades.

“Após 2 anos de pandemia onde não conseguimos realizar nosso tradicional evento, nós pensamos na X Olimpíada Rural com muito carinho para entregar a população turvense e de toda região, diversão e muita alegria após o período de isolamento social, espero que todos aproveitem nossa grandiosa festa” destacou o prefeito.

Logo após, o Grupo Portal Gaúcho divertiu a população cantando clássicos da banda.

Segundo dia

No segundo dia do festival, sexta-feira (09), às 18h30 a abertura da ExpoTurvo fez com que o comércio local tivesse destaque, expondo seus produtos e sendo valorizados por todos, evento que também se tornou tradicional dentro da Olimpíada.

Logo após foi a vez de escolher a Garota Turvo 2022, tendo como ganhadora  Ketlin Szymanski, que representava a loja Encanto Modas, em segundo lugar ficou Debora Byanca Nolli representando a loja Encanto Presentes e em terceiro lugar Maria Roberta Pereira Jorge representando o Supermercado Líder, por fim, a dupla mais animada do sertanejo deu um verdadeiro show no palco, Fiduma e Jeca cantaram sucessos da banda e clássicos do sertanejo.

Foto: Pref. de Turvo

Foto: Pref. de Turvo

Terceiro dia

No sábado (1o), durante a manhã, os produtores rurais tiveram palestras educativas e a abertura da ExpoMate, onde as ervateiras da região exporam seus produtos.

À tarde deu-se início as provas da Olimpíada Rural, com um público muito animado, as provas de pega porco no barro, pega do borrego, pega do frango, corrida do saco, arremesso da espiga no balaio, corrida do carrinho de mão, chinelão, pescaria do litro pet, arremesso do ovo, prova da peteca e debulho do milho na espiga, renderam boas gargalhadas, ao todo 12 equipes das comunidades de Turvo participaram, sendo elas ACCP, Adecom, Arroio F. dos Neumann, Arvoredo, Asfari, Buriti, Divino Espírito Santo, Faxinal da Boa Vista, Passa Quatro, Rio Bonito, Santa Anita e São Francisco de Assis, provas que foram elaboradas com atividades do dia a dia do homem do campo.

Já às 19h, atrações locais entreteram o público enquanto muitos estavam ansiosos pelo show da noite, as aldeias indígenas de Turvo, de origem Kaingang e Guarani, e o grupo Fogo de Chão, fizeram apresentações lindas de dança e canto. E logo após, a nova revelação musical do agronejo Ana Castela, brilhou no palco com seus sucessos recentes e muito modão, lotando o Estádio Municipal Albino Angelo Filipin.

Foto: Pref. de Turvo

Último dia de festa

No último dia do festival, domingo (11), o maior gaitaço e mateada da região, com mais de 40 gaiteiros participando, fez a manhã do pessoal, e a continuação das provas da Olimpíada Rural, com a narração de Paulo Wolf, Luiz Matos e o humorista Juca Bala, entreteve o público até o almoço da costelada.

A tarde, ocorreu a finalização das provas, e a entrega das medalhas e premiações para as equipes vencedoras, a equipe Arroio Fundo dos Neumann, foi a grande campeã da X Olimpíada Rural, Adecom ficou em segundo lugar e Rio Bonito em terceiro. Às 22h, Zé Felipe animou a população com seus hits atuais, muita presença de palco e talento para a dança, finalizando a maior Olimpíada Rural de todas.

Foto: Pref. de Turvo

A X Olimpíada Rural foi um evento organizado pela Prefeitura Municipal de Turvo, com apoio da ACET, e patrocínio da Sicredi, C.Vale, Verdelândia, Hiperfarma, Líder Maravalhas e FG Indmaq.

(Matéria: Pref. de Turvo, com revisão Nossa Gente; Fotos: Pref. de Turvo**).