O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), cumpre agenda no Paraná na próxima sexta-feira (16). Ele deve vir a Prudentópolis, acompanhado do governador Ratinho Junior, próximo às 12h, e depois segue para Londrina. A agenda acontece a convite do deputado federal, Evandro Roman (PP), mas o horário ainda não foi confirmado.
Segundo Roman, essa agenda já devia ter acontecido próximo a XI Fenafep, mas foi transferida devido a conflitos na agenda do presidente. A previsão é que ele desça no aeroporto de Guarapuava, e depois vá de helicóptero até o município de Prudentópolis.
Bolsonaro deve se reunir o prefeito Osnei Stadler, junto do deputado Roman, e outras lideranças locais devem acompanha-lo a uma visita aos refugiados ucranianos e para uma conversa com a comunidade que os acolheu.
Já em Londrina, a agenda é a convite do deputado Felipe Barros (PL), que convoca a população para uma grande movimentação.
Nas redes sociais, Ricardo Barros, líder do governo no congresso, também comentou sobre a possibilidade da agenda se concretizar.
Refugiados Ucranianos no Paraná
A região de Prudentópolis recebeu refugiados ucranianos no ano de 2022, devido a guerra que acontece em seu país. São cerca de 27 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos que vieram residir no município, devido a forte tradição da cultura da Ucrânia, já que 80% dos seus munícipes tem descendência ucraniana, e alguns dos refugiados já estão inseridos no mercado de trabalho local.
No Paraná, são mais de 500 mil descendentes de ucranianos.
Folha de Irati- Nilton Pabis