O 29º Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, organizado pela Federação Paranaense de Fanfarras e Bandas, ocorreu neste sábado (17), no Ginásio de Esportes Municipal Gilmar Agibert, em Prudentópolis.
O evento contou com a participação de 20 corporações de diferentes cidades do estado, reunindo aproximadamente 1.100 participantes.
Conforme a organização, as corporações participantes Prudentópolis conquistaram premiações importantes, e dignificaram as tradições das bandas e fanfarras do município, destacando a FANCIC – Fanfarra do Colégio Imaculada Conceição, a FANCAP – Fanfarra Capitão Vieira Lopes e a FANBACAP – Fanfarra Barão de Capanema.
Entre todas as categorias avaliadas pela comissão julgadora, os destaques foram: Fanfarra Municipal de Rondon, campeã geral entre as fanfarras infantis, Banda Municipal Talentos da Terra de Condói, campeã entre as bandas sinfônicas e a Banda Musical do Caximba da capital do Estado, campeã geral do evento, conquistando a maior pontuação entre todas as participantes.
“A edição número 29 do Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, teve a importante e destacada participação da Prefeitura Municipal de Prudentópolis através do apoio do prefeito municipal Osnei Stadler com o empenho das secretarias municipais, destacando a de cultura na pessoa da secretária Nadir Vozivoda, da educação, na pessoa da secretária Eliane Dal Pisol, de esportes na pessoa do secretário Adriano Cardoso, além da importante colaboração dos maestros Cleverson Ricardo Ripecki, Gilson Araújo Machado, João Maria de Oliveira e Ricardo Lopes Anzolin”, destacaram os coordenadores do XXIX Campeonato Paranaense de Fanfarras e Bandas, José Carlos Gonçalves e Berenice Gonçalves.
Foi determinante ainda, para o sucesso do evento o apoio da Câmara de Vereadores, e o empenho do vereador Eder Marlos Schwab, além das entidades educacionais que deram apoio logístico, o Colégio Estadual Barão de Capanema, a Escola Municipal Tiradentes/ Colégio Estadual Vila Nova, Colégio Estadual Alberto de Carvalho e a APAE de Prudentópolis.
A parte técnica do evento foi coordenada pelo presidente da instituição, José Carlos Gonçalves e pela secretária Berenice Guerelus Gonçalves.
O campeonato terminou por volta das 19h30.
“O balanço final é excelente. Além de divulgar de Prudentópolis de uma forma muito positiva para os visitantes e trazer recursos econômicos para o comércio local, o concurso estimula a participação e a formação das bandas e fanfarras, dando oportunidades às crianças e jovens da participação em uma atividade sadia, que não somente ensina música e coreografias, mas acima de tudo auxilia no processo pedagógico, educacional, formação moral, sociocultural, cívica dos indivíduos, contribuindo também para a autoestima, o desenvolvimento motor e psicomotor dos envolvidos no processo”, finalizou a organização.
(Matéria/Fotos: Assessoria FPFB, com revisão Nossa Gente).