Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

Governador Ratinho Junior ganhou a eleição em 94% dos municípios paranaenses

3 de outubro de 2022 às 16:07
A apuração de 100% das urnas no Paraná indica que o governador Carlos Massa Ratinho Junior, agora reeleito, saiu vitorioso em 378 dos 399 municípios

A apuração de 100% das urnas no Paraná indica que o governador Carlos Massa Ratinho Junior, agora reeleito, saiu vitorioso em 378 dos 399 municípios. O número equivale a 94,7% das localidades paranaenses e demonstra a alta aprovação do atual governo pela população de todas as regiões do Estado.

Com um índice geral de 69,64% dos votos válidos, Ratinho Junior foi particularmente bem em regiões como o litoral paranaense, ultrapassando a barreira dos 74% em Paranaguá, 75% em Antonina, 76% em Matinhos e 79% em Guaratuba.

O resultado pode ser explicado pela realização de obras emblemáticas na região, como a revitalização da Orla de Matinhos e o projeto da Ponte de Guaratuba. Os portos de Paranaguá e Antonina também receberam fortes investimentos ao longo da última gestão, o que fez baterem recordes consecutivos de movimentação de cargas. A gestão portuária também foi considerada a melhor do Brasil por três anos seguidos.

No Vale do Ivaí, região onde nasceu e passou parte da infância, o governador também teve um desempenho acima da média. Em Jandaia do Sul, sua cidade natal, ele recebeu mais de 76% dos votos válidos. Em Apucarana, chegou a 77% e em Arapongas teve 82% dos votos.

A região foi beneficiada com a construção e entrega antecipada do Hospital Regional de Ivaiporã, que reforçou o atendimento especializado à população de 16 municípios. Também foram destinados recursos para a compra de equipamentos, por meio de convênios, aos hospitais Nossa Senhora de Fátima, em Jandaia do Sul, cujo repasse financeiro possibilitou a aquisição de um arco cirúrgico digital com pacote vascular.

Sob a gestão de Ratinho Junior, foram liberados recursos para a pavimentação e recape asfáltico entre Ivaiporã e Jardim Alegre e em trechos urbanos de Ivaiporã. Também há projetos contratados para a revitalização da rodovia que liga Jandaia do Sul a Kaloré e o Trevo de Mauá da Serra até Pitanga.

Jandaia do Sul ainda é a cidade onde foi desenvolvido o projeto-piloto do programa Vida Nova, com a construção de 75 moradias populares para famílias residentes em assentamentos precários.

(Matéria: AENPr; Foto: Gilson Abreu/AEN).