Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

6.720 estudantes fazem as provas do PAC Unicentro neste domingo (09)

7 de outubro de 2022 às 14:19
Essa é uma forma alternativa ao vestibular para os estudantes que desejam conquistar uma vaga no ensino superior público, gratuito e de qualidade. Diferente dos processos seletivos tradicionais, que contam com apenas uma prova, o PAC prevê a realização de uma prova para cada ano do Ensino Médio

A Unicentro promove neste domingo (9) as provas do Programa de Avaliação Continuada da Unicentro, o PAC. As provas serão realizadas em sete cidades da região Centro-Sul e Sudoeste – Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis –, e evolvem 6.720 estudantes.

Essa é uma forma alternativa ao vestibular para os estudantes que desejam conquistar uma vaga no ensino superior público, gratuito e de qualidade. Diferente dos processos seletivos tradicionais, que contam com apenas uma prova, o PAC prevê a realização de uma prova para cada ano do Ensino Médio. Isto é, os estudantes fazem três provas e em cada uma delas são cobrados os conteúdos apenas do ano específico que estão cursando.

“As provas do PAC constam de uma redação e 50 questões objetivas das disciplinas relativas ao ensino ministrado em cada uma das séries do Ensino Médio”, afirma a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Mores Pinto.

“É importante verificar o ensalamento, porque temos mais de um local em cada cidade e o candidato deverá realizar as provas somente no local que consta o seu nome”, recomenda Maria. “O ensalamento já está disponível na página do PAC e também pode ser visto pelo Menu do Candidato – basta o candidato acessar com o seu protocolo/CPF e a senha, e, localizar o cartão de inscrição”.

Em todos os locais de prova, os portões serão abertos às 13h e os estudantes terão acesso aos prédios até 13h59. A partir das 14h, a entrada não será mais permitida. Já para fazer a prova, o candidato deve apresentar um documento nacional de identidade com foto e assinatura.

Outro detalhe importante, segundo a coordenadora de Processos Seletivos, é que documentos online não são aceitos. “Nenhum candidato poderá entrar no local sem a apresentação de um documento. Pode ser a cédula de identidade, carteira de trabalho, passaporte, mas todos os documentos físicos. Aqueles que, por algum motivo, extraviaram o documento, só poderão ter acesso ao local de provas mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência Policial”, diz Maria.

Para a realização da prova, o candidato deve portar caneta de material transparente e com tinta azul ou preta, lápis e borracha. Em 2022, com a diminuição nas taxas de transmissão de Covid-19, o uso de máscara não é obrigatório. A coordenação, porém, recomenda a utilização de álcool 70% para higienização das mãos. Também será permitido que os candidatos consumam água e alimentos na sala de provas. Nesse caso, as embalagens ou rótulos devem ser retirados.

O resultado será divulgado a partir do dia 28 de outubro.

(Matéria: AENPr/ Foto: Unicentro).