Com obras em fase final, novas casas serão entregues de graça a 34 famílias de Rio Azul

8 de outubro de 2022 às 09:00

Trinta e quatro famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social em Rio Azul, na região Centro-Sul do Paraná, deixarão para trás as condições precárias onde residem ao receberem nas próximas semanas as chaves de suas novas moradias. Elas foram beneficiadas pelo programa estadual Vida Nova, coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

O projeto recebeu cerca de R$ 3 milhões de investimento do Governo do Estado por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza. Os recursos são usados para subsidiar integralmente o custo dos imóveis aos beneficiários.

De acordo com o chefe do escritório regional da Cohapar, Elmar Vornes, a construção do conjunto habitacional já está com mais de 99% do cronograma de obras concluído. “As obras estão praticamente concluídas e na próxima semana teremos a vistoria final. Provavelmente até o fim de outubro será autorizada a entrega das moradias às famílias”, diz Vornes.

Os trabalhos estão sendo executados por uma empresa contratada via licitação pela Cohapar. A companhia fiscalizou todas as etapas da obra, cadastrou e selecionou os beneficiários, em parceria com a Prefeitura de Rio Azul, que também doou a área onde o conjunto está sendo construído como forma de contrapartida para viabilização do projeto.

As famílias foram selecionadas entre as inscritas no cadastro da Cohapar com renda de até três salários mínimos. “A Cohapar fez a análise e classificou as famílias para atender aqueles mais vulneráveis do município”, afirma o chefe do escritório regional da companhia. “Entre elas, estão pessoas que moram em áreas de risco, condições precárias ou que pagam aluguel excessivo”, acrescenta Vornes.

VIDA NOVA – O programa habitacional foi criado durante a atual gestão estadual para atender a parcela mais carente da população paranaense. No momento, além de Rio Azul há obras em andamento em Jandaia do Sul, na região do Vale do Ivaí, onde estão sendo construídas 75 casas, e de outras 16 unidades em Floraí, na região Norte.

Os projetos somam quase R$ 11 milhões em investimentos estaduais e a previsão é de que sejam ampliados a partir de 2023, conforme previsto no Plano de Governo. A contratação depende da oferta de áreas adequadas pelas administrações municipais.

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
11º
Tempo limpo
Londrina
16º
Tempo limpo
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Izaide Josefa Gonçalves aos 84 anos de idade
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • Solenidade de formatura alusiva a tiradentes no 16⁰ BPM
  • Moradora de Prudentópolis cai em golpe virtual e perde cerca de quinze mil reais
  • Mais de 930 mil alunos da rede estadual fazem a Prova Paraná a partir de segunda-feira
  • Provas do concurso para perito criminal serão realizadas domingo em três cidades
  • 4ª parcela do IPVA de veículos com final de placa 5 e 6 vence nesta sexta-feira
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis