PAC da Unicentro reuniu mais de 6 mil estudantes nesse domingo (09)

10 de outubro de 2022 às 15:56

As provas do PAC, Programa de Avaliação Continuada da Unicentro, foram aplicadas nesse domingo (9) e reuniram 6.334 estudantes dos 6.720 inscritos, quase 95% do total. Nessa modalidade, que é uma alternativa ao vestibular tradicional, o candidato realiza uma prova a cada ano do Ensino Médio. Cada avaliação cobra apenas os conteúdos específicos da série que o estudante está cursando.

“Tivemos um aumento no número de candidatos em relação ao do ano passado e isso é bom porque são mais pessoas aproveitando essa oportunidade de ingresso nos cursos de graduação da Unicentro”, avaliou a coordenadora de Processos Seletivos da universidade, Maria Aparecida Mores.

As provas foram realizadas em sete cidades da região – Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Em Guarapuava, a avaliação do PAC 1 foi aplicada no câmpus Santa Cruz, já as do PAC 2 e 3 foram no câmpus Cedeteg da Unicentro. As avaliações foram compostas por questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Além das questões, os estudantes também tiveram que desenvolver uma redação acerca de um dos temas propostos. Os candidatos do PAC 1 puderam optar entre escrever um texto narrativo a partir de uma fotografia que registrava uma pessoa em meio a um entroncamento rodoviário. Sobre o segundo tema, foi pedido um texto narrativo que relatasse uma história de pescadores que costumam contar “vantagens” de suas pescarias.

Na prova do PAC 2, a primeira temática pedia que os estudantes desenvolvessem um texto dissertativo-argumentativo discutindo, a partir de uma charge, a importância da variação linguística como instrumento de identidade de um povo. A segunda, baseados em um texto de apoio e em uma charge, os candidatos deveriam escrever um texto dissertativo-argumentativo que colocasse em discussão a imagem que se constrói sobre algo ou alguém, resultando em padrões impessoais e ideias preconcebidas.

A avaliação do PAC 3 também trouxe uma charge como primeira opção de tema. A partir dela, o candidato foi convidado a elaborar um texto narrativo em que a variação linguística tenha acarretado uma situação pitoresca entre as pessoas envolvidas na história. O segundo tema trouxe dois textos e a imagem da pintura “Menino com um cão”, do artista Pablo Picasso. Com base nesse material de apoio, os estudantes também poderiam escrever um texto narrativo, tendo como pano de fundo uma aventura vivida por esses dois amigos.

A previsão é de que o resultado do PAC seja divulgado a partir do dia 28 de outubro, pelos canais oficiais da Unicentro. Já o gabarito provisório e o caderno de questões devem estar disponíveis no site da Unicentro a partir desta segunda-feira (10).

(Matéria: AENPr**; Foto: Unicentro).

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
16º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
16º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo limpo
União da Vitória
17º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • APAE de Prudentópolis Contrata Operadora de Telemarketing
  • Comunicado da Prefeitura de Imbituva: Prazo para Pagamento do IPTU/2024 com Desconto
  • Cresol prepara bons negócios para a Agrishow 2024
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde