Nossa Gente

Seu novo portal de notícias em Prudentópolis e região

PAC da Unicentro reuniu mais de 6 mil estudantes nesse domingo (09)

10 de outubro de 2022 às 15:56
As provas foram realizadas em sete cidades da região – Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis

As provas do PAC, Programa de Avaliação Continuada da Unicentro, foram aplicadas nesse domingo (9) e reuniram 6.334 estudantes dos 6.720 inscritos, quase 95% do total. Nessa modalidade, que é uma alternativa ao vestibular tradicional, o candidato realiza uma prova a cada ano do Ensino Médio. Cada avaliação cobra apenas os conteúdos específicos da série que o estudante está cursando.

“Tivemos um aumento no número de candidatos em relação ao do ano passado e isso é bom porque são mais pessoas aproveitando essa oportunidade de ingresso nos cursos de graduação da Unicentro”, avaliou a coordenadora de Processos Seletivos da universidade, Maria Aparecida Mores.

As provas foram realizadas em sete cidades da região – Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Pitanga e Prudentópolis. Em Guarapuava, a avaliação do PAC 1 foi aplicada no câmpus Santa Cruz, já as do PAC 2 e 3 foram no câmpus Cedeteg da Unicentro. As avaliações foram compostas por questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês ou Espanhol, Língua Portuguesa, Matemática e Química.

Além das questões, os estudantes também tiveram que desenvolver uma redação acerca de um dos temas propostos. Os candidatos do PAC 1 puderam optar entre escrever um texto narrativo a partir de uma fotografia que registrava uma pessoa em meio a um entroncamento rodoviário. Sobre o segundo tema, foi pedido um texto narrativo que relatasse uma história de pescadores que costumam contar “vantagens” de suas pescarias.

Na prova do PAC 2, a primeira temática pedia que os estudantes desenvolvessem um texto dissertativo-argumentativo discutindo, a partir de uma charge, a importância da variação linguística como instrumento de identidade de um povo. A segunda, baseados em um texto de apoio e em uma charge, os candidatos deveriam escrever um texto dissertativo-argumentativo que colocasse em discussão a imagem que se constrói sobre algo ou alguém, resultando em padrões impessoais e ideias preconcebidas.

A avaliação do PAC 3 também trouxe uma charge como primeira opção de tema. A partir dela, o candidato foi convidado a elaborar um texto narrativo em que a variação linguística tenha acarretado uma situação pitoresca entre as pessoas envolvidas na história. O segundo tema trouxe dois textos e a imagem da pintura “Menino com um cão”, do artista Pablo Picasso. Com base nesse material de apoio, os estudantes também poderiam escrever um texto narrativo, tendo como pano de fundo uma aventura vivida por esses dois amigos.

A previsão é de que o resultado do PAC seja divulgado a partir do dia 28 de outubro, pelos canais oficiais da Unicentro. Já o gabarito provisório e o caderno de questões devem estar disponíveis no site da Unicentro a partir desta segunda-feira (10).

(Matéria: AENPr**; Foto: Unicentro).