Em Irati prefeitura realiza levantamentos de danos ocasionados por temporal

21 de outubro de 2022 às 09:20

Na madrugada desta quinta-feira (20), o município de Irati foi atingido por um forte temporal. Chuva e vendaval ocasionaram danos em residências e espaços públicos, além de diversas quedas de árvores.

De acordo com a Defesa Civil do município, foram 66,5 milímetros de chuva, um volume bastante considerável. Alguns locais foram mais atingidos, entre eles Alto da Glória e Vila Nova, com maior concentração de estragos.

Também há registros nos bairros Canisianas, Tucholka, Nhapindazal, Choma e outras regiões em menor volume.

Entre os maiores danos, está em uma residência no bairro Vila Nova, onde caíram pinheiros sobre o imóvel. Ninguém se feriu. Também ocorreram quedas de árvores em outros locais e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha na remoção.

Inicialmente, o trabalho se concentra na retirada de árvores que estejam obstruindo ruas e, na sequência, serão removidas as que estão em passeios públicos.

A Secretaria de Meio Ambiente orienta que em caso de ameaça de queda de árvore, colocando vidas em risco, o proprietário do imóvel em que ela esteja localizada deve entrar em contato com o Instituto Água e Terra (IAT), que autoriza ou não o corte, após avaliação técnica.

Em estruturas públicas, há registro de dano no Cemitério Municipal e na Escola Antonina Fillus Panka, no bairro Vila Nova, onde o vento arrancou parte do beiral do prédio.

A prefeita interina, Ieda Waydzik, percorreu os locais onde ocorreram estragos. Equipes da Prefeitura trabalham desde as primeiras horas do dia para atender as demandas da população.

“Ocorreram estragos, mas a situação está sob controle. Vamos realizar os reparos necessários e limpeza, e também auxiliar as famílias que necessitem do nosso apoio”, destaca.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Irati, suas equipes prestaram atendimentos no corte e desgalhes de árvores que estavam caídas em via pública de Irati e na PR-438, sentido Irati/Teixeira Soares.

Também atende solicitações para entrega de lonas a famílias atingidas pelo temporal, trabalho também realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Não há desabrigados ou desalojados no município. Equipes da Sanepar e Copel também trabalham para reestabelecer os sistemas de energia elétrica e abastecimento de água no município.

 

Informações e imagens: SECOM/Irati

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • NOTAS DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni Paz comunicam os falecimentos
  • Homem abandona moto ao fugir da PM, em Imbituva
  • Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Imbituva
  • Resultado do Vestibular 2023 já está no site da Unicentro
  • Vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador nesta segunda (05), em Prudentópolis
  • Prudentópolis registra 31 novos casos de Covid-19; 20 estão ativos
  • 16º Batalhão da Polícia Militar lança Operação Natal