Escola de Enfermagem da Unicentro atende comunidade de Guarapuava no Outubro Rosa

25 de outubro de 2022 às 14:56

A Unidade Escola de Enfermagem da Unicentro, localizada no câmpus Cedeteg, realizou ao longo desse mês uma campanha de atendimento e conscientização das mulheres de Guarapuava e região como parte do Outubro Rosa. As ações ressaltaram a necessidade da realização de exames rotineiros, como o autoexame de mamas, a mamografia e o papanicolau.

Além dos atendimentos à comunidade universitária, 20 mulheres do Assentamento Rosa, localizado no distrito do Guará, tiveram um dia especial de aprendizado e autocuidado. Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, o atendimento proporcionou exames e consultas, exposições sobre prevenção e saúde, além da prática de exercícios fisioterápicos e oficinas de maquiagem.

“O objetivo da ação foi sensibilizar a população quanto à importância dos exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama”, explicou a coordenadora da unidade, Alexandra Madureira. “Eu não consigo enxergar a universidade de outra forma porque ela tem um compromisso perante a comunidade. No momento que nós temos aqui uma Unidade Escola, projetos de extensão, disciplinas que fazem esse atendimento, estamos dando o retorno mais do que justo para essa comunidade”.

Para Ana Cláudia Prates, de 32 anos, as informações sobre a saúde da mulher foram o que mais chamou a atenção. “Eu fiz exame de mamografia, tivemos uma palestra sobre o quanto é importante o preventivo, o autoexame das mamas. Atividades assim ajudam na autoestima, na qualidade de vida e na saúde”, contou a moradora do Assentamento Rosa.

Aos 68 anos, Jussara Maria Santana, do mesmo local, não tinha o hábito de realizar o autoexame e agora já sabe da importância da prevenção. “A gente precisa fazer o autoexame conforme as enfermeiras passaram para a gente. Isso é uma coisa importante que a gente vai precisar fazer rotineiramente”, declarou.

Além de docentes, a campanha contou com a participação de acadêmicos dos cinco anos do curso de Enfermagem. Andrielly de Campos Moreira está no quinto ano da graduação e colaborou nas ações educativas, consultas e nas coletas do preventivo. “É muito importante a gente ver a diferença que faz na vida das pessoas e como os grupos de ações educativas são válidos”, afirmou.

A Unidade Escola de Enfermagem oferece atendimentos ligados à saúde da mulher durante todo o ano. Basta entrar em contato e agendar uma consulta pelo telefone (42) 3629-8187.

(Matéria: AENPr).

Foto: Unicentro

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • NOTAS DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni Paz comunicam os falecimentos
  • Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Imbituva
  • Resultado do Vestibular 2023 já está no site da Unicentro
  • Vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador nesta segunda (05), em Prudentópolis
  • Prudentópolis registra 31 novos casos de Covid-19; 20 estão ativos
  • 16º Batalhão da Polícia Militar lança Operação Natal
  • Membros da ACIAP participaram do Congresso Empresarial Paranaense e Convenção Anual da Faciap, em Foz do Iguaçu.