Governo e AMP reúnem prefeitos dos 399 municípios para discutir sustentabilidade e inovação

14 de novembro de 2022 às 10:15

O Governo do Estado, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR) vão reunir prefeitos e gestores dos 399 municípios do Paraná entre os dias 16 e 18 de novembro, no hotel Rafain Palace & Convention, em Foz do Iguaçu (Oeste), com o objetivo de fortalecer a gestão pública na área de sustentabilidade.

O evento “Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população” terá workshops, painéis e palestras com nomes como Leandro Karnal e Willian Rigon.

O encontro tem o apoio da Assembleia Legislativa do Paraná, Itaipu Binacional e contará com a participação de todas as secretarias, órgãos, autarquias e empresas públicas do Estado.

O tema sustentabilidade é um dos pilares da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior e a escolha de realizar um evento com esse foco reflete o momento em que o Estado e o mundo vivem.

O Paraná é o único estado do Brasil no projeto de implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em parceria com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também terá presença destacada na COP27, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

O Paraná também é o primeiro da região Sul e o segundo estado brasileiro com o maior número de cidades entre as 100 mais inteligentes do País, atrás apenas de São Paulo, de acordo com o ranking Connected Smart Cities 2022, e lidera os exemplos de sustentabilidade no Brasil, segundo o Ranking de Competividade dos Estados. Além disso, é signatário do Race to Zero, Race to Resilience e Declaração de Edimburgo, tratados internacionais que buscam um novo olhar sobre as atividades humanas na Terra.

Segundo o governador, o encontro será fundamental para alinhar as diretrizes dos próximos anos nessa área com os municípios. “Nos últimos quatro anos, trabalhamos muito para tornar o Paraná cada vez mais moderno, inovador e sustentável.

O bom posicionamento das cidades paranaenses e do Estado como um todo em diversos rankings demonstra que estamos no caminho correto, e queremos continuar evoluindo”, afirmou Ratinho Junior.

O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, destacou ainda que o objetivo do evento é proporcionar aos municípios ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas, por meio do trabalho em rede, capacitações e soluções de inovação para a gestão pública. “O que a AMP, o Sebrae-PR e o Governo do Estado desejam é que todos os municípios do Paraná se desenvolvam de forma homogênea, em benefício da população”, comentou.

PROGRAMAÇÃO – No dia 16 de novembro, haverá credenciamento das autoridades, expositores e demais participantes. A abertura oficial acontece no dia 17, às 9h, com a presença do governador, que fará uma apresentação sobre esse momento do Paraná.

Ele falará, além dos rankings, sobre projetos como a Nova Ferroeste, creditado pela Coroa Britânica como exemplo global, o Paraná Mais Verde, incentivando o replantio de florestas, e programa Sinais da Natureza.

Na sequência, às 11h, haverá uma palestra com Willian Rigon sobre o tema cidades inteligentes e sustentabilidade. Das 13h30 às 14h30, os participantes poderão visitar os estandes das secretarias de Estado para trocar experiências e entender melhor os programas sustentáveis do Governo.

Simultaneamente serão realizados workshops promovidos pela Assembleia Legislativa do Paraná. Um deles será comandado pelo deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, primeiro-secretário da Alep, sobre administração inovadora.

Outro encontro será com Kátia Chagas, diretora de Comunicação da Alep, sobre as ferramentas utilizadas no órgão. Haverá um terceiro workshop com Dylliardi Alessi, diretor Legislativo da Alep, que abordará novas perspectivas sobre as competências dos deputados.

Ainda no dia 17, às 14h30, a programação prevê o “Painel AMP e SEBRAE – Desenvolve Paraná e Sala do Empreendedor”, mediado pelo superintendente-geral do Sebrae no Estado, Vitor Tioqueta, com a participação do vice-governador Darci Piana e do presidente da AMP, Júnior Weiller.

Em seguida, às 16h, o “Desenvolve Paraná – Governo 5.0” recebe uma palestra com Leandro Karnal sobre sustentabilidade e estratégia.

No dia 18, segundo dia de evento, o credenciamento terá início às 8h e a abertura oficial, também com a presença do governador Ratinho Junior, será às 9h.

Na sequência, haverá uma apresentação do Sistema S, que inclui o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Às 10h, os prefeitos e o governador se reunirão para uma Assembleia Extraordinária da AMP. Às 11h haverá um workshop da Itaipu sobre Cidades Inteligentes.

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • NOTAS DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni Paz comunicam os falecimentos
  • Homem abandona moto ao fugir da PM, em Imbituva
  • Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Imbituva
  • Resultado do Vestibular 2023 já está no site da Unicentro
  • Vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador nesta segunda (05), em Prudentópolis
  • Prudentópolis registra 31 novos casos de Covid-19; 20 estão ativos
  • 16º Batalhão da Polícia Militar lança Operação Natal