Irati recebe premiações ouro e bronze do Sebrae por avanços no ambiente de negócios

14 de novembro de 2022 às 10:41

Irati foi um dos municípios paranaenses reconhecidos pela melhoria no seu ambiente de negócios. O Sebrae/PR, através de uma premiação, enalteceu as ações que englobam políticas públicas, inovação, entre outros aspectos que fomentam o desenvolvimento econômico local.

Ao total, foram 93 municípios paranaenses reconhecidos com o Prêmio Cidade Empreendedora, nas categorias Ouro, Prata e Bronze, por apresentarem melhorias no ambiente de negócios. A premiação foi realizada durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, em Foz do Iguaçu, na terça-feira (8) e na quarta-feira (9).

A classificação para o prêmio foi realizada conforme a evolução no Índice de Desenvolvimento de Ambiente de Negócios Municipal (IDAN-M), que contempla os critérios: políticas públicas; acesso a mercados; acesso a crédito; simplificação e desburocratização; liderança e governança; associativismo; e inovação.

Foram 135 municípios participantes do programa Cidade Empreendedora no Paraná avaliados para a premiação: 30 conquistaram a pontuação Ouro, entre eles, Irati. O município ainda recebeu Bronze pelo trabalho realizado na Sala do Empreendedor e Ouro pelo Comitê Territorial Vale dos Pinheirais.

“A premiação é um reconhecimento pelas ações que os municípios implementam para fortalecer todo um ecossistema empreendedor, que impacta nas economias locais e refletem nas regiões e no estado”, pontou Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.

De acordo com a prefeita em exercício, Ieda Waydzik, as premiações são resultado de ações que visam orientar os pequenos e microempreendedores, além das mulheres empreendedoras, e de ações, como a criação de uma lei de inovação e da Secretaria Municipal de Inovação, que está vinculada ao Planejamento. “Em Irati buscamos proporcionar esse ambiente, com acesso a informação, com visão do que podemos melhorar para que negócios prosperem na nossa cidade. Também prezamos tratar os empresários com empatia, fornecendo orientações, tirando dúvidas na Sala do Empreendedor”.

Na prática, a prefeita interina exemplifica que entre as ações da administração está o incentivo para que pequenos negócios participem de processos licitatórios da Prefeitura. “Nos reunimos com o Núcleo da Mulher Empreendedora e com a Câmara da Mulher para orientar sobre isso. Queremos que nossos empresários se preparem e participem desses processos”, comenta.

O secretário municipal de Planejamento e Inovação, João Almeida Junior, explica que há aproximadamente dois anos Irati busca criar esse ambiente propício de negócios. “Fomos orientados pelo Sebrae e em parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio topamos o desafio”.

Segundo Almeida, o trabalho da atual gestão, junto com a Sala do Empreendedor e Sebrae, vem sendo reconhecido e gerando resultados positivos à população. “Ficamos felizes por Irati ter ficado à frente de grandes centros, como Londrina, e ser um município reconhecido por uma entidade federal de renome, como o Sebrae”, acrescenta.

De acordo com o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues, a parceria com o Sebrae visa estimular o empreendedorismo, promover o desenvolvimento econômico, preparar os empreendedores para a formalização e a inovação dos pequenos negócios. “Na Sala do Empreendedor buscamos prestar um bom atendimento aos nossos pequenos empreendedores, entendendo a importância que eles têm para a nossa economia”, ressalta.

 

Informações: SECOM/Irati

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • NOTAS DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni Paz comunicam os falecimentos
  • Homem abandona moto ao fugir da PM, em Imbituva
  • Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Imbituva
  • Resultado do Vestibular 2023 já está no site da Unicentro
  • Vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador nesta segunda (05), em Prudentópolis
  • Prudentópolis registra 31 novos casos de Covid-19; 20 estão ativos
  • 16º Batalhão da Polícia Militar lança Operação Natal