Estado promove capacitação de primeiros socorros para servidores do Ensino Superior

21 de novembro de 2022 às 17:57

O Governo do Estado promoveu treinamento de noções de primeiros socorros para 49 servidores, estagiários e residentes técnicos lotados na Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). O objetivo da ação é preparar os profissionais de diferentes áreas e atividades em relação aos cuidados básicos em possíveis situações de emergência no ambiente de trabalho, de forma rápida e segura.

O curso foi ministrado por professores e profissionais do Programa de Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O conteúdo teórico e prático abordou técnicas de reanimação cardíaca e utilização do desfibrilador (equipamento que envia cargas elétricas para normalizar o funcionamento do coração) e o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros.

Para o assessor da Seti, Lucas de Oliveira Araújo, esse tipo de treinamento é cada vez mais frequentes nas organizações. “O assunto é de extrema relevância e vem se tornando uma prática no Brasil. Com esse treinamento, os profissionais estão capacitados para gerenciar situações de urgência e emergência, inclusive no convívio familiar, até que a equipe de socorro se desloque para o atendimento devido”, afirma.

A estudante de Administração, Gabrielle Eduarda Montanarin Reis Militao, que atua como estagiária na Seti, destaca o aprendizado prático da capacitação. “Tivemos treinamento com manequins e aprendemos como agir em casos de traumas, afogamentos e reanimação cardiorrespiratória. Depois desse curso, estamos preparados para lidar com situações reais de emergência”, diz.

A expectativa é realizar treinamentos semelhantes a partir do próximo ano, com possibilidade de envolver as equipes de trabalho de outros órgãos da administração pública estadual, direta e indireta.

(Matéria: AENPr/ Foto: Seti).

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
11º
Tempo limpo
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias