Prudentópolis será a 1º cidade da região com iluminação de led com recursos próprios

21 de novembro de 2022 às 09:13

 

A cidade de Prudentópolis vem se destacando com obras no município, e uma delas é a troca dos postes antigos por lâmpadas em LED. A iniciativa começou no ano de 2017, e Osnei Stadler, prefeito da cidade, conseguiu dar continuidade ao projeto.

As trocas das lâmpadas são uma maneira de dar mais segurança para a população, e deixar acidade mais bonita. As lâmpadas estão sendo colocadas com recursos próprios, vindos das economias do município.

A troca das lâmpadas oferece uma maior eficiência na iluminação da cidade, e traz vários benefícios para a população, como a melhora na segurança dos bairros, buscando uma tranquilidade maior para os munícipes.

Faz quatro anos que a cidade está investindo na iluminação em led, e o objetivo do prefeito é deixar 100% da cidade com led. “Devido a economia que fizemos, conseguimos começar essa iluminação com recursos próprios.

Tudo que vem da iluminação pública, que é gerado para o contribuinte, tem uma conta especifica, que fica lá retido. Esse valor volta para investimento no município.

Nesse tempo que eu assumi, já fizemos 20%. Agora, estamos fazendo uma licitação para chegar em 100% com a iluminação em led na cidade, fazendo mais 20% em 2023, e 20% em 2024, totalizando 100% da cidade”, disse.

A qualidade da lâmpada de led é muito maior, e gera uma grande economia para cidade, pois o gasto de energia é pouco. Segundo Osnei, o material é o mais moderno do mercado no momento, e em cada rua é utilizado de um tamanho e potência.

“Em uma rua mais larga, ou uma avenida, você precisa colocar uma lâmpada maior. Em ruas mais estreitas você consegue fazer uma lâmpada menor e com qualidade boa, que atinge toda a rua”, comenta.

Na região do interior de Prudentópolis, as lâmpadas também estão sendo substituídas, e em algumas localidades a iluminação pública está sendo implantada. “Muitos postes estão sendo colocados em algumas áreas do interior.

Às vezes, conseguimos fazer o aproveitamento das peças.Procuramos fazer uma reciclagem do material, e mandamos de volta o que não está sendo usado no município”, comenta Stadler.

As obras começaram no ano de 2017, e cerca de 40% da cidade já está com o Led, e no ano de 2022 será concluído mais 20%. Em alguns bairros, como Centro, Jardim Delmira,Vila da Luz e Vila Mariana os postes ainda não foram colocados, mas nos próximos anos a meta é instalar em todos.

Stadler ainda comenta que toda a economia que está sendo feita é para atender a necessidade da população, e fica feliz em saber que outros municípios estão fazendo o mesmo.

“Vemos que todos os municípios estão indo na mesma direção, isso mostra que a gestão está indo no caminho certo. É a economia que fazemos para a população que vai retornar em benefício”, finaliza.

Por Sthefany Brandalise.

Folha de Irati

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • NOTAS DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni Paz comunicam os falecimentos
  • Homem abandona moto ao fugir da PM, em Imbituva
  • Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Imbituva
  • Resultado do Vestibular 2023 já está no site da Unicentro
  • Vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador nesta segunda (05), em Prudentópolis
  • Prudentópolis registra 31 novos casos de Covid-19; 20 estão ativos
  • 16º Batalhão da Polícia Militar lança Operação Natal