Município de Fernandes Pinheiro adere ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

22 de novembro de 2022 às 09:03

 

Mais quatro municípios aderem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Com mais quatro adesões municipais ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), o Paraná alcança a participação de 40% entre todos os municípios brasileiros no programa.

O objetivo é encontrar formas de produzir, reaproveitar e distribuir alimentos de forma mais sustentável e estruturada, somando esforços do Poder Público, entidades privadas e terceiro setor para a redução da fome.

Os municípios de Fernandes Pinheiro, Piraquara, Ponta Grossa e Tijucas do Sul são os novos integrantes. Os prefeitos receberam o certificado durante a abertura da reunião plenária do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), que acontece entre esta segunda-feira (21) e terça-feira (22) no Mercado Municipal, em Curitiba.

“Reafirmamos o compromisso do Governo do Estado de construir uma política importante de segurança alimentar e nutricional”, afirmou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Não é só fazer mais e melhor do mesmo, precisamos inovar, pensar em coisas novas que possam cooperar para o enfrentamento da fome no território paranaense”.

Segundo ele, o mundo exige um pouco mais de atenção com vistas à sustentabilidade. “Precisamos construir um ambiente cada vez mais sustentável de produção se quisermos abastecer o nosso município, o nosso Estado, o nosso País e termos a presença forte e grandiosa no mundo, que é o nosso caminho”, afirmou.

Mesmo diante da pandemia, o Paraná manteve intacta a estrutura de funcionamento do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional, com a reestruturação e fortalecimento do Consea e da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), promoveu a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional tanto na etapa estadual quanto nas regionais, além de apoiar a realização das conferências.

PARCERIA – A presidente do Consea Paraná, Roseli Pitner, destacou a boa parceria desenvolvida no Estado, com municípios e, particularmente, com o Ministério Público.

“A fome no Brasil é uma injustiça muito cruel e sabemos que atinge de forma mais grave setores historicamente mais marginalizados”, disse. Por isso, ponderou que o problema precisa de políticas estruturantes. “O Estado brasileiro tem obrigações de respeitar, proteger, promover e prover a alimentação da população”.

Sua fala foi complementada pelo procurador de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto. “Melhores dias virão para isso, por isso a importância dessa articulação e a certeza de que será restabelecido o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”, acentuou. “O Ministério Público compareceu a esta reunião com muita alegria e se coloca à disposição, como dever institucional, de ter influência positiva nessa área”.

O presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Júnior Weiller, também ressaltou a boa parceria com o Estado e o Ministério Público. “Uma cidade sustentável e inteligente só consegue atingir totalmente isso quando todos os entes estão incluídos no processo, e o ente principal é a população, os munícipes.

Essa luta do Paraná precisa ser constante, pois somos celeiro do Brasil e é inadmissível que ainda tenhamos pessoas em vulnerabilidade e, principalmente, passando fome”, disse.

CONSELHO – O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) é um espaço de articulação entre o Governo do Paraná e a sociedade civil organizada.

É órgão de assessoramento ao governador, que objetiva propor diretrizes e prioridades da Política e do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional no Paraná.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na plenária a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt; a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Kufener Schuck; o prefeito de Piraquara, Josimar Froes; o vice-prefeito de Tijucas do Sul, Claudemir Pereira; a deputada estadual Luciana Rafagnin; o secretário estadual do Consea, Valdenir Veloso; a chefe do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seab, Márcia Stolarski; e o chefe do Núcleo Regional da Seab em Curitiba, João Carlos Rocha Almeida.

Prudentópolis
20º
Tempo nublado
Ponta Grossa
22º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Tempo nublado
Curitiba
21º
Chuvas esparsas
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • É com pesar que a Funerária São Lucas comunica o falecimento do Irmão Leonidas Antônio Voidelo
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento da Sra Tolentina Gonçalves de Araújo aos 79 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do Sr Elias Ernani Parhuts aos 66 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Sr. Nilton Boraiko Vieira. Ocorrido aos 44 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr João Silva de Oliveira aos 74 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Abel Zaias aos 70 anos de idade.
  • Genoma SUS recruta bolsistas nas áreas de ciência de dados e bioinformática
  • Economia Verde do Paraná alcança R$ 140 bilhões e já representa 32,9% do PIB
  • Em ação do MPPR em Castro, Judiciário determina que concessionária isente de pedágio pessoas em tratamento de saúde
  • Prefeitura de Guamiranga realiza cascalhamento em estradas rurais, beneficiando desta vez a comunidade de Àgua branca.
  • Fazenda e Receita alertam para envio de guias falsas de IPVA por e-mails e SMS
  • 12,8 mil estudantes de graduação da UEL devem realizar a renovação de matrículas para 2024