TCE promove auditoria presencial sobre assistência social em Imbituva

25 de novembro de 2022 às 09:17

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) realizou, no segundo semestre deste ano, fiscalizações presenciais sobre assistência social em oito municípios paranaenses. Os trabalhos, previstos no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022 da Corte, foram desempenhados por servidores da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do órgão.

As atividades foram desenvolvidas junto às prefeituras de Dois Vizinhos, Imbituva, Ivaiporã, Guaratuba, Matinhos, Palmeira, Quedas do Iguaçu e Rolândia. As localidades foram selecionadas de acordo com seus indicadores na Taxa de Atualização do Cadastro Único e no Índice de Vulnerabilidade Social.

O objetivo geral das auditorias operacionais in loco foi avaliar as ações municipais na gestão da proteção social básica. Para tanto, foram selecionados, para averiguação, três aspectos essenciais relacionados ao tema: a vigilância socioassistencial; os Centros de Referência de Assistência Social (Cras); e o Cadastro Único.

Além de promover fiscalizações presenciais – por meio das quais os auditores da Corte visitaram os Cras, as estruturas do Cadastro Único e as secretarias de assistência social dos municípios selecionados -, a CAUD encaminhou ainda questionários sobre o assunto aos gestores responsáveis pela área.

 

Benefícios

Com ações fiscalizatórias como essas, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.

A realização de auditorias pelo Tribunal possui ainda o potencial de aumentar a transparência, a credibilidade e a utilidade das prestações de contas das prefeituras, assegurando, assim, aos cidadãos e seus representantes informações fidedignas sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos entes municipais.

 

Prudentópolis
19º
Tempo nublado
Ponta Grossa
19º
Tempo nublado
Guarapuava
18º
Chuvas esparsas
Curitiba
18º
Chuvas esparsas
Londrina
28º
Parcialmente nublado
União da Vitória
20º
Tempo nublado
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento de Celia Parhuts, ocorrido aos 46 anos de idade.
  • NOTA DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunicam o falecimento
  • As Irmãs Servas de Maria Imaculada, comunicam o falecimento da IRMÃ JACINTA CECÍLIA GRESKIV, SMI
  • Apae de Prudentópolis lamenta a morte da ex-aluna Marlene Presasniuk
  • NOTAS DE FALECIMENTO: É com pesar que a Funerária São João e o Plano Uni Paz comunicam os falecimentos
  • Homem abandona moto ao fugir da PM, em Imbituva
  • Rompimento de adutora afeta abastecimento de água em Imbituva
  • Resultado do Vestibular 2023 já está no site da Unicentro
  • Vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador nesta segunda (05), em Prudentópolis
  • Prudentópolis registra 31 novos casos de Covid-19; 20 estão ativos
  • 16º Batalhão da Polícia Militar lança Operação Natal