TCE promove auditoria presencial sobre assistência social em Imbituva

25 de novembro de 2022 às 09:17

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) realizou, no segundo semestre deste ano, fiscalizações presenciais sobre assistência social em oito municípios paranaenses. Os trabalhos, previstos no Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2022 da Corte, foram desempenhados por servidores da Coordenadoria de Auditorias (CAUD) do órgão.

As atividades foram desenvolvidas junto às prefeituras de Dois Vizinhos, Imbituva, Ivaiporã, Guaratuba, Matinhos, Palmeira, Quedas do Iguaçu e Rolândia. As localidades foram selecionadas de acordo com seus indicadores na Taxa de Atualização do Cadastro Único e no Índice de Vulnerabilidade Social.

O objetivo geral das auditorias operacionais in loco foi avaliar as ações municipais na gestão da proteção social básica. Para tanto, foram selecionados, para averiguação, três aspectos essenciais relacionados ao tema: a vigilância socioassistencial; os Centros de Referência de Assistência Social (Cras); e o Cadastro Único.

Além de promover fiscalizações presenciais – por meio das quais os auditores da Corte visitaram os Cras, as estruturas do Cadastro Único e as secretarias de assistência social dos municípios selecionados -, a CAUD encaminhou ainda questionários sobre o assunto aos gestores responsáveis pela área.

 

Benefícios

Com ações fiscalizatórias como essas, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a atuação dos gestores, contribuindo para o aperfeiçoamento da administração pública e incentivando o aprimoramento da governança, por meio da avaliação da eficiência, efetividade, eficácia e economicidade dos serviços prestados à população.

A realização de auditorias pelo Tribunal possui ainda o potencial de aumentar a transparência, a credibilidade e a utilidade das prestações de contas das prefeituras, assegurando, assim, aos cidadãos e seus representantes informações fidedignas sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos entes municipais.

 

Prudentópolis
19º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
19º
Chuva
Guarapuava
17º
Tempo nublado
Curitiba
20º
Chuvas esparsas
Londrina
21º
Tempo nublado
União da Vitória
19º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária Anjo Gabriel  comunica o falecimento do senhor Osvaldo Thomé aos 99 anos.
  • É com pesar que o PAF comunica o falecimento do Sr. Silvestre Opuchkewitch aos 97 anos
  • É com pesar que a Funerária São João comunica o falecimento da Sra. Francisca Parolim Antoneli.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento do Senhor João Gelinski aos 89 anos.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da Sra. Suzana Filus  da Silva aos 85 anos.
  • É com pesar que a funerária Anjo Gabriel comunica o falecimento da Sra Cecília Slominski Krazouski
  • Paraná passa a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional
  • PR-170 tem tráfego liberado em meia pista em Pinhão, na região Centro-Sul
  • Natal antecipado: morador de Londrina é contemplado com R$ 1 milhão do Nota Paraná
  • Sanepar alerta para sites falsos que direcionam pagamento da fatura a golpistas
  • Sicredi realiza sorteio de prêmio de R$ 1 milhão para associados poupadores; saiba como participar
  • Secretaria da Saúde reúne milhares de gestores em Foz do Iguaçu para fortalecer o SUS