Cobra resgatada pela Polícia Ambiental posta ovos, durante período de avaliação no Cafs da Unicentro

28 de novembro de 2022 às 17:49

Os animais silvestres resgatados em Guarapuava e região, pela Polícia Ambiental, são levados, como procedimento de rotina, ao Cafs, que é o Centro de Atendimento à Fauna Silvestre da Unicentro, localizado no câmpus Cedeteg e vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária.

Na última semana, quando os agentes ambientais foram chamados por uma família da cidade, porque havia uma cobra dentro da residência, a metodologia foi a mesma.

O inesperado veio na sequência. “A Polícia Ambiental regatou essa cobra cipó numa residência, aqui na área urbana de Guarapuava e ela veio para avaliação aqui no Cafs. Nesse período de avaliação, ela acabou fazendo postura”, conta o coordenador do Cafs, professor Rodrigo Martins de Souza.

A cobra, do gênero Pseudablabes, postou oito ovos. “Ela estava ovada e, com certeza, galada. Galada significa que ela cruzou com um macho e que os ovos são fecundados, são férteis.

São ovos galados, são ovos que vão gerar embrião”, explica o professor Rodrigo. Ele também destaca que os Cafs não podem reproduzir animais, mas que esse caso é diferentes porque a cobra já chegou ovada e fez a postura durante o período de atendimento e acompanhamento.

Agora, o cuidado com esses ovos também passa a ser responsabilidade do Centro de Atendimento à Fauna Silvestre. “Ela é um animal que chegou e já fez a postura. Então, nós vamos preparar um ninho para incubação desses ovos”.

Segundo o professor Rodrigo, o ninho deve buscar reproduzir as condições de desenvolvimento dos animais na natureza. Por isso, os ovos devem permanecer em um pote de barro, envoltos em areia úmida.

O período de incubação da espécie é de três meses. “Depois, quando nascerem esses filhotes, a gente pretende soltá-los”, relata Rodrigo. A soltura deve ser o destino também da cobra mãe, só que bem mais cedo, já nessa semana que inicia. “A mãe está bem, passou por avaliação e ela pode ser solta”.

Prudentópolis
Tempo limpo
Ponta Grossa
10º
Tempo limpo
Guarapuava
Tempo limpo
Curitiba
11º
Tempo limpo
Londrina
19º
Tempo nublado
União da Vitória
Tempo limpo
  • É com pesar que Comunicamos  o falecimento da Sra Sophia Horbus, mãe do Padre Dionísio, nosso pároco!
  • É com pesar que e a Anjo Gabriel comunica o falecimento do Sr Carmelino Souza aos 70 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Salvador Szawczuk aos 77 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Severo Czekalski aos 46 anos de idade vitima de acidente
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Teodozio Kusma, aos 63 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi Saude, comunicam o falecimento do Sr. Sebastião Gonçalves da Silva, aos 83 anos de idade.
  • Professoras da rede estadual transformam experiências de vida em livros infantis
  • Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada
  • Nova seleção de beneficiários para o condomínio do idoso
  • Quarta parcela do IPVA 2024 para placas com final 3 e 4 vence nesta quinta-feira
  • Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ celebra sucesso das assembleias com a aumento expressivo de associados
  • Novo Refis: Paraná lança programa de regularização de dívidas tributárias