Cobra resgatada pela Polícia Ambiental posta ovos, durante período de avaliação no Cafs da Unicentro

28 de novembro de 2022 às 17:49

Os animais silvestres resgatados em Guarapuava e região, pela Polícia Ambiental, são levados, como procedimento de rotina, ao Cafs, que é o Centro de Atendimento à Fauna Silvestre da Unicentro, localizado no câmpus Cedeteg e vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária.

Na última semana, quando os agentes ambientais foram chamados por uma família da cidade, porque havia uma cobra dentro da residência, a metodologia foi a mesma.

O inesperado veio na sequência. “A Polícia Ambiental regatou essa cobra cipó numa residência, aqui na área urbana de Guarapuava e ela veio para avaliação aqui no Cafs. Nesse período de avaliação, ela acabou fazendo postura”, conta o coordenador do Cafs, professor Rodrigo Martins de Souza.

A cobra, do gênero Pseudablabes, postou oito ovos. “Ela estava ovada e, com certeza, galada. Galada significa que ela cruzou com um macho e que os ovos são fecundados, são férteis.

São ovos galados, são ovos que vão gerar embrião”, explica o professor Rodrigo. Ele também destaca que os Cafs não podem reproduzir animais, mas que esse caso é diferentes porque a cobra já chegou ovada e fez a postura durante o período de atendimento e acompanhamento.

Agora, o cuidado com esses ovos também passa a ser responsabilidade do Centro de Atendimento à Fauna Silvestre. “Ela é um animal que chegou e já fez a postura. Então, nós vamos preparar um ninho para incubação desses ovos”.

Segundo o professor Rodrigo, o ninho deve buscar reproduzir as condições de desenvolvimento dos animais na natureza. Por isso, os ovos devem permanecer em um pote de barro, envoltos em areia úmida.

O período de incubação da espécie é de três meses. “Depois, quando nascerem esses filhotes, a gente pretende soltá-los”, relata Rodrigo. A soltura deve ser o destino também da cobra mãe, só que bem mais cedo, já nessa semana que inicia. “A mãe está bem, passou por avaliação e ela pode ser solta”.

Prudentópolis
17º
Tempo nublado
Ponta Grossa
20º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Tempo nublado
Curitiba
13º
Tempo nublado
Londrina
29º
Tempo limpo
União da Vitória
13º
Tempo nublado
  • Morre no Rio o apresentador Cid Moreira
  • É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Cristiane Aparecida Niebekailo, aos 28 anos, vítima de acidente.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento da Jovem Adriana Wilczeski.
  • Comunicamos o Falecimento da Sr. José Valdecir De Paula Neves mais conhecido como Necão aos 51 anos.
  • É com pesar que comunicamos o falecimento de Marilvane Evangelista De Oliveira. Ocorrido ontem, aos 39 anos de idade.
  • É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Rosalina Prestes Gomes, aos 84 anos de idade
  • Com quase 10 milhões, número de universitários é o maior em nove anos
  • Plantio de soja avança no Paraná e já cobre 1,3 milhão de hectares, 22% da área prevista
  • Novo Viaduto do Orleans de Curitiba vai ser construído pelo Governo do Paraná
  • Dia Nacional da Abelha: conheça as protagonistas do projeto Poliniza Paraná
  • Enem: confira a cartilha da redação e tire suas dúvidas
  • Israel bombardeia Beirute; Irã promete resposta em caso de ataque