Cobra resgatada pela Polícia Ambiental posta ovos, durante período de avaliação no Cafs da Unicentro

28 de novembro de 2022 às 17:49

Os animais silvestres resgatados em Guarapuava e região, pela Polícia Ambiental, são levados, como procedimento de rotina, ao Cafs, que é o Centro de Atendimento à Fauna Silvestre da Unicentro, localizado no câmpus Cedeteg e vinculado ao Departamento de Medicina Veterinária.

Na última semana, quando os agentes ambientais foram chamados por uma família da cidade, porque havia uma cobra dentro da residência, a metodologia foi a mesma.

O inesperado veio na sequência. “A Polícia Ambiental regatou essa cobra cipó numa residência, aqui na área urbana de Guarapuava e ela veio para avaliação aqui no Cafs. Nesse período de avaliação, ela acabou fazendo postura”, conta o coordenador do Cafs, professor Rodrigo Martins de Souza.

A cobra, do gênero Pseudablabes, postou oito ovos. “Ela estava ovada e, com certeza, galada. Galada significa que ela cruzou com um macho e que os ovos são fecundados, são férteis.

São ovos galados, são ovos que vão gerar embrião”, explica o professor Rodrigo. Ele também destaca que os Cafs não podem reproduzir animais, mas que esse caso é diferentes porque a cobra já chegou ovada e fez a postura durante o período de atendimento e acompanhamento.

Agora, o cuidado com esses ovos também passa a ser responsabilidade do Centro de Atendimento à Fauna Silvestre. “Ela é um animal que chegou e já fez a postura. Então, nós vamos preparar um ninho para incubação desses ovos”.

Segundo o professor Rodrigo, o ninho deve buscar reproduzir as condições de desenvolvimento dos animais na natureza. Por isso, os ovos devem permanecer em um pote de barro, envoltos em areia úmida.

O período de incubação da espécie é de três meses. “Depois, quando nascerem esses filhotes, a gente pretende soltá-los”, relata Rodrigo. A soltura deve ser o destino também da cobra mãe, só que bem mais cedo, já nessa semana que inicia. “A mãe está bem, passou por avaliação e ela pode ser solta”.

Prudentópolis
18º
Tempo nublado
Ponta Grossa
17º
Tempo nublado
Guarapuava
16º
Chuvas esparsas
Curitiba
20º
Tempo nublado
Londrina
22º
Parcialmente nublado
União da Vitória
18º
Tempo nublado
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat  e o Plano Sindi-Saúde comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saúde   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento
  • É com pesar que e a Funerária São João  e o Plano Uni-Paz   comunica o falecimento do senhor João Senkiu Sobrinho aos 59 anos de idade.
  • É com pesar que e a Funerária São João e o Plano Uni-Paz comunica o falecimento
  • Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ impulsiona o Programa Empreenda Sicredi – Conta com a Gente nas suas agências.
  • Censo IBGE foi prorrogado até o dia 24 de fevereiro
  • Preso homem que destruiu relógio histórico no Palácio do Planalto
  • Saiba o que o INSS pode considerar como prova de vida
  • Consumidor poderá utilizar o PIX para pagar conta de luz
  • Lula defende diálogo entre países na VII Cúpula da Celac