Acadêmicos de Ciências Contábeis de Irati e Prudentópolis se mobilizam para fazer um Natal mais feliz para as crianças

6 de dezembro de 2022 às 08:50

Compartilhado e feliz. É esse o lema da campanha “Natal das crianças”, promovida pelo Departamento de Ciências Contábeis no câmpus de Irati e no câmpus avançado de Prudentópolis.

Até o dia 12 de dezembro, todo o curso vai estar mobilizado para arrecadar doces e brinquedos em bom estado para serem entregues a famílias em situação de vulnerabilidade das 10 cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná, a Amcespar.

Graças a articulação dos acadêmicos, diversos pontos de coleta podem ser encontrados no comércio e em entidades de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Imbituva, Irati, Mallet, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

A ação voluntária é uma das iniciativas que integram o projeto de extensão “Sua solidariedade também contagia”, que tem como base o trabalho com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS/ONU).

De acordo com a chefe do Departamento de Ciências Contábeis, professora Marines Taffarel, o projeto nasceu após uma arrecadação de alimentos feita pelo curso em 2021, durante a pandemia de covid-19, e que conseguiu coletar seis toneladas de mantimentos, distribuídos pelas secretarias municipais de Assistência Social da região.

Segundo ela, a ideia de arrecadar doces para o Natal também veio dessa experiência.

“Nos relataram que quando eles iam entregar as cestas básicas, sempre tinha uma criança esperando algum doce, alguma coisa voltada para ela, que fosse uma coisa que ela pudesse saborear naquele momento, uma alegria de criança mesmo.

Por causa da questão da simbologia do Natal, que é uma festa compartilhada, uma festa de solidariedade, que envolve a questão mais do repensar humano, a gente tá fazendo essa ação, juntamente com toda equipe do departamento e os nossos acadêmicos, com olhar para as crianças”, relata a docente.

A professora enfatiza que são os alunos do curso que estão na linha de frente para conseguir as doações, seja com familiares, amigos e vizinhos, ou na construção de parcerias para a arrecadação.

Everton Santos, acadêmico do 3ª ano de Ciências Contábeis do câmpus avançado de Prudentópolis, explica como está sendo feito esse trabalho para promover a ação.

“Corremos atrás de locais que seriam pontos estratégicos e de pessoas que tivessem interesse de se engajar no projeto. Fomos explicando qual era o objetivo e quem demonstrou interesse, se disponibilizou, a gente transformou em ponto de coleta”.

Everton destaca que neste sábado, 3 de dezembro, vai ser realizado um Dia D da arrecadação nos Supermercados Dal Santos e Saviski Atacarejo, em Prudentópolis, e no Supermercado Larissa, em Guamiranga, das 9h às 17h30.

“Todos os alunos vão estar nos pontos de coleta identificados com o crachá do evento, fazendo a abordagem, explicando o projeto, qual o objetivo, entregando um panfletinho de sugestão do que pode ser doado. Qualquer doação é bem-vinda nessa nossa empreitada do dia D”.

Aluna do 3º ano de Ciências Contábeis do câmpus de Irati, Joice Strona conta que também há a mobilização de outros cursos para ampliar a arrecadação, que vai ser entregue às secretarias de Assistência Social dos municípios, de acordo com a proporção de acadêmicos de cada cidade.

“Nós pretendemos montar uns 10 kits por aluno, ou seja, cada aluno beneficiará 10 crianças”.  Joice afirma que participar de uma campanha como essa é uma forma de se desenvolver como ser humano. “O pessoal fala que é do curso de Contábeis e já vem matemática na cabeça. Mas, na verdade, é uma ciência social.

A gente tem que pensar em comum pela sociedade. Nada melhor do que você fazer algo assim e pensar no próximo, principalmente nas crianças mais carentes que não tem tanta acessibilidade como talvez nós tivemos”, defende a estudante.

Para Everton, a importância de promover esse tipo de ação passa pelo resgate de um espírito de alegria e de solidariedade. “A gente passou por um período de pandemia, que o distanciamento foi necessário.

Aí ficou um sentimento frio da sociedade como um todo. Então, nós percebemos a necessidade de despertar o sentimento natalino nas crianças. Com essa essa convicção, todos os alunos acabaram colocando a força efetiva para conseguir realizar esse projeto, todo mundo está se dedicando para tentar recuperar esse espírito”.

Além dos pontos de coleta identificados nas cidades da região, quem quiser colaborar com a campanha “Natal das Crianças: Compartilhado e feliz” pode procurar o Departamento de Ciências Contábeis da Unicentro no câmpus de Irati ou no câmpus avançado de Prudentópolis.

“Os alunos da universidade estão todos imbuídos dessa ação, dessa busca de arrecadação de forma direta como um trabalho mesmo de solidariedade, que envolve essa formação mais humana dos nossos acadêmicos, todo esse compromisso social que a Unicentro tem”, reforça a professora Marines.

Prudentópolis
26º
Tempo limpo
Ponta Grossa
23º
Tempo limpo
Guarapuava
24º
Parcialmente nublado
Curitiba
22º
Tempo nublado
Londrina
23º
Tempo nublado
União da Vitória
26º
Tempo limpo
  • Com pesar que comunicamos o falecimento do Sr. Gail Lauro Caldeira Ribeiro De Carvalho. Ocorrido hoje, aos 82 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do menor  Saulo Uliach Paulo aos 6 meses
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra: Sandra Aparecida Skrentkovicz.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr: Edmundo Malinoski.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Valdir Jorge Fabrim.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento do Sr. Julio de Godoi
  • UNICENTRO – FAU corrige gabarito de concurso para Engenheiro Agrônomo: 16 questões de Conhecimentos Específicos estavam erradas
  • Pessoas privadas de liberdade confeccionam 1.168 brinquedos para crianças em vulnerabilidade
  • Prazo para o preenchimento da plataforma Contabilizando Resíduos é prorrogado até julho
  • Curso presencial sobre requisitos de aposentadoria para PCD acontecerá em Prudentópolis – PR
  • Professores da rede estadual têm mais de 90% de aprovação entre pais e estudantes
  • Primeiros conselheiros dos povos indígenas do Paraná são diplomados