Governador assina contrato para a construção da Ponte de Guaratuba

6 de dezembro de 2022 às 08:30

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (5) o contrato para a construção da Ponte de Guaratuba. O próximo passo é a emissão da Ordem de Serviço (OS) e, a partir de então, o Consórcio Nova Ponte, vencedor do processo licitatório pelo critério de menor preço, terá 32 meses para concluir o projeto, orçado em R$ 386,9 milhões.

“Hoje é um dia muito importante para o Paraná. Assinamos o contrato que tira do papel um sonho antigo da população do nosso Litoral, que era aguardada há 40 anos e que conseguimos finalizar os estudos necessários em menos de quatro anos.

Em conjunto com outras obras, como a revitalização da Orla de Matinhos, esta obra vai modernizar e transformar a estrutura litorânea”, afirmou o governador.

Ele informou que ainda nesta semana o Departamento de Estradas e Rodagem (DER/PR) fará audiências públicas para garantir a transparência do processo e a participação dos interessados.

“Nos dias 7 e 8 de dezembro teremos as audiências públicas sobre as questões ambientais com a população de Matinhos e Guaratuba para o envio de sugestões, que poderão ser acrescentadas pela empresa responsável ao projeto”, acrescentou o governador.

A ponte terá um comprimento total de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros. Serão quatro faixas de tráfego para os veículos, de 3,6 metros cada, além de duas faixas de segurança e barreiras de proteção rígidas de concreto New Jersey.

Moradores e turistas também poderão se deslocar a pé ou de bicicleta em uma estrutura exclusiva de 3 metros de largura, além de um guarda-corpo de segurança.

Além da estrutura principal da ponte, estão previstas intervenções nas vias de acesso, com alargamento da PR-412 na margem norte, que também receberá muros de contenção. Também será implantado um retorno sob a ponte para ligação das vias locais e conexão da Estrada do Cabaraquara com Matinhos.

Na margem sul, está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, a correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à Rua Nossa Senhora de Lourdes. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão da obra chega a 3,07 quilômetros.

De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, a assinatura do contrato é uma das etapas mais importantes do processo licitatório.

Ele também explicou os próximos passos, a partir da OS. “Serão dois meses para a empresa obter a licença ambiental, mais seis meses de projeto e, após isso, a execução da obra em si.

Temos obra da ponte em si, mais acessos e entroncamentos que ligam alguns bairros da região, como a estrada do Cabaraquara, totalizando 24 meses de obras e 32 meses entre todas as fases”, explicou.

Prudentópolis
19º
Chuvas esparsas
Ponta Grossa
18º
Tempo nublado
Guarapuava
17º
Chuvas esparsas
Curitiba
21º
Tempo nublado
Londrina
24º
Tempo limpo
União da Vitória
19º
Chuvas esparsas
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento da senhora Sirlene do Carmo Batista aos 72 anos de idade
  • É com pesar que e a Funerária São Josafat comunica o falecimento do Sr Basílio Kereliu aos 80 anos de idade.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento do Sr. Ladislau Gembra.
  • É com pesar que a Funerária São João e o Plano UNI PAZ, comunicam o falecimento do Sr. Benedicto Marçola.
  • É com pesar que a Funerária Anjo Gabriel e o PAF, comunicam o falecimento da criança Gabriely Costa.
  • É com pesar que a Funerária São Josafat e o Plano Sindi-Saude, comunicam o falecimento da Sra. Olivina de Assis Oliveira.
  • Agência do trabalhador de Prudentópolis divulga vagas disponíveis.
  • Outono terá veranicos, nevoeiros, geadas e diminuição das chuvas no Paraná
  • 3ª parcela do IPVA 2024 para veículos com placa final 1 e 2 vence nesta segunda-feira
  • Unicentro tem 68 vagas gratuitas em especialização EaD sobre educação digital
  • Prova do concurso da Adapar acontece neste domingo em seis cidades do Paraná
  • UENP divulga segunda chamada do Vestibular 2024